Elvas: Estacionamento regulamentado no centro histórico

Views: 130

O Regulamento Municipal de Estacionamento no Centro Histórico de Elvas entra em vigor nesta sexta-feira, 18 de outubro. O documento foi aprovado pela Câmara Municipal em 26 de junho deste ano e Assembleia Municipal em 16 de setembro de 2019 e está publicado no Diário da República de 27 de setembro passado.

A principal alteração prende-se com a retirada de parquímetros em todos os locais, com exceção do Parque da Shell, na Avenida Garcia de Orta, ao fundo da Rua de Alcamim. A medida pretende dar mais rotatividade aos veículos aí estacionados, para permitir que mais pessoas tenham facilidade de acesso aos serviços e comércio da zona central da cidade. Entretanto, quem pretender estacionar sem pagar nesta área, pode utilizar o estacionamento no antigo mercado, na Praça de Armas, ao fundo da Rua dos Chilões.

Outra alteração tem a ver com o parque de estacionamento subterrâneo, na Praça da República, onde a primeira hora continua a ser gratuita, para facilitar a utilização por períodos curtos. Os residentes veem, agora, as mensalidades ficar mais baixas.

Por toda a área do centro histórico, foram criados lugares de estacionamento exclusivo para moradores, diariamente das 20 às 8 horas. Ou seja, neste período de 12 horas, só os moradores podem estacionar nos lugares assinalados. Porém, os seus veículos devem estar identificados com um selo, visível no para-brisas, a ser adquirido no Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas, de segunda a sexta-feira, das 8.30 às 16.30 horas.