Elvas: Município aposta no sucesso escolar

Views: 193

A Câmara Municipal de Elvas apresentou,  na tarde desta quinta-feira, dia 13, o projeto +Sucesso Escolar.

Nuno Mocinha explicou que este “é mais um passo que o Município dá”, acrescentando que “para isso precisamos que os professores utilizem e adaptem a matéria e os encarregados utilizem a plataforma”.

Assim, neste inicio de ano letivo está a implementar a plataforma +Sucesso Escolar, destinado a crianças do 1º Ciclo do ensino básico, com o objetivo de prevenir e reduzir o abandono escolar precoce e promover a igualdade de acesso a uma educação de qualidade.

Neste âmbito, o Município instalou 43 quadros interativos em todas as salas das escolas do 1º Ciclo do concelho e entregou 933 tablets, a professores e alunos, cuja distribuição acontece na abertura do presente ano letivo, na sexta-feira, dia 14.

Em termos de funcionamento, a plataforma, por forma a motivar os alunos, tem um sistema de recompensas atribuídas, que são definidas de acordo com os indicadores de desempenho, e que pressupõe a entrega de crachás digitais aos alunos quando completam as suas tarefas.

Este projeto de combate ao insucesso escolar tem a trabalhar uma equipa multidisciplinar constituída por dois técnicos de Serviços Sociais, um psicólogo clínico e um técnico de Ciências de Educação.

Esta equipa está a trabalhar desde o dia 3 de setembro e tem como objetivo, junto de crianças e famílias, minimizar o abandono escolar e diminuir as retenções de ano.

Num investimento total de 702 mil euros, o objetivo do projeto passa por reduzir, em 10 por cento, os alunos com níveis negativos e em 26 por cento a retenção e desistência.

 

CME