Elvas – Município avança com obras de recuperação dos Passos da Via Sacra

Views: 486

Foto arquivo: Procissão dos Passos

Na sequência do protocolo assinado entre o Município de Elvas e a Confraria das Santas Chagas de Elvas, arrancaram as obras de recuperação dos cinco Passos da Via Sacra, que se encontram no centro histórico da cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, em conversa com o Portal Tudobem, adiantou que continua a ser uma grande preocupação do Município a recuperação do património religioso, como as Igrejas e os Passos da Via Sacra.

“Mesmo não sendo propriedade da Câmara, neste caso as igrejas, que pertencem à Arquidiocese de Évora, não há nenhuma no Centro Histórico de Elvas, que não tenha uma recuperação efetuada pelo Município, através do nosso esforço financeiro. Agora chegou a vez de dar a dignidade que merecem os 5 Passos da Via Sacra, embora também sejam da  Arquidiocese de Évora, mas são os elvenses que deles usufruem”.

As obras de recuperação dos Passos da Via Sacra envolvem um investimento por parte da Câmara, em mais de 140 mil euros.

No final da conversa, Rondão Almeida realçou ainda, que dentro de alguns dias, o Município irá galardoar a cidade, com o grande símbolo Internacional de “Património da Humanidade”.

“Já o recebemos via internet e agora estamos só a aguardar, uma resposta do Sr. Presidente da República, que até este momento, ainda não se dignou dar os cumprimentos à Câmara Municipal, mas mesmo assim, foi por nós convidado, para uma sessão solene, para a inauguração deste dia, que vai ficar para a história dos elvenses, que é o dia 30 de Junho de 2012, dia em que o Comité Internacional da UNESCO, dá à nossa cidade a classificação de Património da Humanidade”.