Elvas: O projeto ARTE FORA DE PORTAS prossegue nas freguesias rurais do concelho e está em curso na Terrugem, depois de ter passado por Vila Boim.

Views: 164
O projeto ARTE FORA DE PORTAS prossegue nas freguesias rurais do concelho e está em curso na Terrugem, depois de ter passado por Vila Boim.
Este nasce com o objetivo de estreitar laços entre o Museu de Arte Contemporânea de Elvas e a comunidade local, através de novas experiências, com a finalidade de promover o gosto pelas práticas artísticas e captar novos públicos.
Os museus reconhecem que além das funções de preservar, conservar, expor e pesquisar são instituições ao serviço da sociedade e procuram através das ações educativas tornarem-se elementos vivos dentro da dinâmica cultural das cidades.
O acesso à cultura nas zonas rurais ainda é uma realidade a desbravar e por isso o projeto ARTE FORA DE PORTAS dirige-se, numa primeira fase, às freguesias rurais do Concelho de Elvas, tendo como público alvo todos os adultos curiosos e interessados em alargar os seus conhecimentos e técnicas artísticas.
O Serviço Educativo do Museu pretende assim servir de mediação entre os públicos e as obras de arte, facilitando os processos de interpretação
Em cada freguesia será elaborada uma escultura identitária da própria freguesia recorrendo a materiais reciclados e do quotidiano.
O projeto iniciou-se na freguesia de Vila Boim, a população optou por construir uma escultura inspirada nos tapetes do Senhor Jesus dos Passos, da tradição pascal anual. A mesma é contruída, na vertical, com materiais do quotidiano, como por exemplo lãs, tampas de garrafa, sacos de plástico e rolos de papel higiénico.
Em maio e junho o projeto desenvolve-se na freguesia da Terrugem.