Elvas: Peritos Internacionais em alterações climáticas avisam “É preciso poupar água”

Views: 1037

Reunião sobre clima

Uma comitiva de peritos internacionais em alterações climáticas esteve reunida ontem quarta-feira, na Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE).

Um dos objetivos do encontro que termina esta quinta-feira, é fazer uma pesquisa científica e poder leva-la até outros países que participam no projeto.

O principal tema debatido foi a água, como a proteger e o que é possível fazer para evitar desperdícios, principalmente nos países do sul onde ultimamente vai havendo menos, como Portugal, Grécia e Espanha.

Para o investigador Grego Leonidas TOULIOS  presente na conferência este projeto está concentrado na agricultura uma vez que é este setor que gasta 80% da água, os outros 20% são utilizados para outros fins. “Estamos aqui para estudar os melhores métodos de irrigação novas formas de cultivo ou novas plantações com uma irrigação mais eficiente. Podemos recorrer à tecnologia por satélite para melhorar todos estes aspetos”.

José Manuel Rato Nunes, professor na Escola Superior Agrária, responsável pela condução dos trabalhos durante estes dois dias em declarações aos meios de comunicação referiu: “Os agricultores desta região, mesmo os de mais baixa formação académica têm perfeita consciência da importância de poupar água. Todo o perímetro de rega do Caia tem vindo a adaptar-se par conseguir uma maior poupança de água. A associação de Beneficiários do Caia tem feito um excelente trabalho e grandes investimentos para melhorar as condutas de forma a reduzir os desperdícios de água”.

Comments: 0