Elvas recebe logótipo Património Mundial
Nota de Imprensa:
A Câmara Municipal de Elvas recebeu, ontem (19 de julho) ao fim da tarde os logótipos em inglês e português relativos à inscrição do bem «Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações» na Lista do Património Mundial.
Recorde-se que s candidatura das fortificações de Elvas a Património Mundial, na categoria de bens culturais, foi aprovada pelo Comité da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), em São Petersburgo, na Rússia, a 30 de junho.
Este conjunto de fortificações eram o único monumento português que integrava os 33 candidatos a fazer parte da lista de Património Mundial, elaborada pela Unesco.
Integram esta classificação todas as fortificações da cidade, os dois fortes, o de Santa Luzia, do século XVII, e o da Graça, do século XVIII, três fortins do século XIX, as três muralhas medievais e a muralha do século XVII, assim como o Aqueduto da Amoreira.
O Forte da Graça, classificado como Património Nacional em 1910, e monumento militar do século XVIII situado a dois quilómetros a norte da cidade de Elvas, constitui um dos símbolos máximos das fortalezas abaluartadas em zonas fronteiriças.
A fundação do conjunto de fortificações de Elvas remonta ao reinado de D. Sancho II, e é o maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, tendo um perímetro de oito a dez quilómetros e uma área de 300 hectares.
CME