Elvas: Rui Serra expõe no Paiol de Nossa Senhora da Conceição

Views: 183

A exposição “Jerónimo” do artista Rui Serra, vai ser inaugurada esta sexta-feira, dia 14, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, às 11.30 horas.

A exposição, da qual fazem parte quatro esculturas adquiridas recentemente pelo colecionador António Cachola, pode ser visitada mediante marcação junto do Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

Rui Serra é natural de Elvas e integra a Coleção António Cachola desde o início da mesma. Sobre a exposição informo o seguinte, o autor refere que “Na tradição católica, São Jerónimo é amplamente reconhecido como um dos primeiros Doutores da Igreja, e por ter sido quem traduziu a Bíblia do grego para latim (a denominada Vulgata). Santo padroeiro dos tradutores, bibliotecários e enciclopedistas, São Jerónimo, surge inúmeras vezes representado no interior de um studiolo, um espaço consagrado ao estudo, abrigado e afastado das distrações da realidade, como uma cela, onde procura a verdade do seu eu interior através do conhecimento. Uma verdade que já tentara alcançar, de forma despojada e austera, aquando da sua permanência no deserto, onde, segundo a lenda (Legenda Aurea, de Jacopo da Varazze, séc. XIII),  terá estabelecido uma forte amizade com um leão após o ter curado de um ferimento. É sua a frase “Não morre quem morre para viver de novo”. Perante esta afirmação, uma questão fundamental se impõe: quem era Jerónimo antes de se tornar santo?”