Elvas: São Mateus espera milhares de visitantes de 20 a 30 de setembro

Views: 482

As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade decorrem a partir desta quinta-feira 20, e até 30 de setembro, no Parque da Piedade, e contam com algumas novidades em relação às edições anteriores, mantendo os dois espaços de animação.

A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país e o programa dos festejos inclui cerimónias religiosas, sendo a principal a Procissão dos Pendões, presidida, no dia 20, pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Coelho, uma das maiores manifestações religiosas do sul país e que tem início marcado para as 18.30 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção – Sé de Elvas.

A tradição do certame e a devoção dos fiéis ao Senhor Jesus da Piedade são as principais características do evento.

A organização das festas e da feira está a cargo da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, com a colaboração da Câmara Municipal de Elvas, que promove a animação do São Mateus e uma mostra de atividades económicas, além de áreas destinadas à gastronomia, venda de produtos regionais, instituições e zona de espetáculos.

Esta que é considerada a maior romaria do Alentejo contará com a presença de milhares de pessoas ao longo desta semana, com destaque para os concertos que todos os anos atraem pessoas de todo o Alentejo e do país vizinho, nomeadamente da Extremadura espanhola.

Na edição 2018, o certame volta a estar dividido em dois espaços: a “Praça da Feira”, no recinto exterior, e a zona de espetáculos, coberta, localizada ao fundo do Parque da Piedade e onde diariamente decorrem os concertos e atuam os Dj’s.

Na zona de espetáculos vão atuar artistas de renome em Portugal, dos mais variados géneros musicais, a partir do dia 20. E não haveria melhor forma de começar a festejar. Dia 20, quinta-feira, sobe ao palco Quim Barreiros, seguido de DJ Grouse e DJ Carlos Lascas. No dia 21, sexta-feira, atuam na zona de espetáculos Calema, Kiss Kiss Bang Bang e Oskar Dj. No terceiro dia de festas, dia 22, sábado, os HMB vão subir ao palco, seguido do Club Banditz e DJ Sam.

No dia 27, quinta-feira, é a vez de Diogo Piçarra sobe ao palco, encerrando a noite Zinko e DJ DIAZZ. No dia 28, sexta-feira, o palco é de Ana Moura, seguindo-se a DJoana e DJ Luís Badalo. No último dia de espetáculos, dia 29, sábado, é a vez de Três Bairro e Tim, com um ensemble de cordas, se apresentarem em palco; no final de noite, atuam Kamala and Guest MC e Dj EZZRA.

O acesso ao recinto é gratuito no dia 20, enquanto que nos dias 21, 22, 27, 28 e 29 é necessário adquirir bilhete, que têm um custo diário de 5 euros, tendo os concertos início às 23 horas, com a pulseira para toda a semana a ter um custo de 20 euros, sendo aplicado descontos a utilizadores do cartão Smart Jovem, Idade de Ouro e Família Mais. Até aos 15 anos os jovens têm entrada gratuita, contudo a entrada no recinto apenas é possível, aos menores de idade, mediante o acompanhamento por uma pessoa maior de idade.

Na Praça da Feira, destinada à divulgação da música popular portuguesa, os grupos elvenses vão ter oportunidade de atuar, estando aberta das 19 horas à uma da manhã, sempre com entradas gratuitas, e com a seguinte programação: – dia 21 de setembro (sexta-feira), Xumbo Torto; – dia 22 de setembro (sábado) Brigada 14 de Janeiro; – dia 23 de setembro (domingo), Noite de Fados com fadistas elvenses; – dia 24 de setembro (segunda-feira), grupo musical Hélio e Eurico; – dia 25 de setembro (terça-feira), Grupo de Cantares de São Vicente; – dia 26 de setembro (quarta-feira), grupo musical Jorge e Célia; – dia 27 de setembro (quinta-feira), Grupo de Cantares de Santa Eulália; – dia 28 de setembro (sexta-feira), Grupo Voz Amiga da Terrugem; e dia 29 de setembro (sábado), Rumo ao Sul.

CME