Elvas: Tânia Rico apresenta livro sobre Senhor Jesus da Piedade

Views: 169

A historiadora e investigadora Tânia Morais Rico, técnica superior na Câmara Municipal de Elvas, apresenta este domingo, dia 16, às 18 horas, na Fonte da Fé, junto ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade, o livro “Senhor Jesus da Piedade – História de uma Devoção”.

A obra pretende ser uma nova abordagem à história por detrás desta devoção ao Senhor Jesus da Piedade. É a História de uma Devoção, com os milagres, a festa e a romaria ao Senhor Jesus da Piedade. Uma obra de pesquisa histórica, num llargo período de tempo de análise de documentos, bibliografia e outras fontes, permitiu à autora construir um texto inédito, bem estruturado e com a informação sistematizada de modo a transmitir aos leitores toda a História do Senhor Jesus da Piedade com quase 300 anos.

Um livro que foi abraçado com entusiasmo desde o início da ideia da editora, pela Confraria do Senhor Jesus da Piedade, organismo que ao longo destas centenas de anos tanto contribuiu para que a Igreja e todo o património que lhe está adjacente seja hoje o que é.

Segundo a editora, “fizemos questão de criar mais conteúdos para que os leitores usufruam de uma experiência multimedia muito rica, sendo possível ver vídeos e visionar mais fotografias para além daquelas que são impressas no livro”. Uma iniciativa que o responsável da editora justifica com o “aproveitamento da tecnologia disponível, colocando-a ao serviço dos leitores”. “Damos mais conteúdos pelo mesmo valor”, concluiu.

A apresentação do livro engloba também as novas tecnologia, através de QR Code, em que os leitores terão acesso muito fácil ao Booktrailer da obra, bem como ao Hino do Senhor Jesus da Piedade, com a possibilidade também de visionar imagens, para lá das que estão impressas, organizadas numa galeria temática, acessível por smartphone e tablet. No livro são dadas as instruções de visionamento.

O livro pode ser adquirido no Santuário do Senhor Jesus da Piedade, durante o período das Festas, entre 20 e 30 de setembro e, posteriormente, na loja online da editora em  https://booksfactory.shopk.it/ e em livrarias e outros pontos de venda.

Tânia Morais Rico

Nasceu em Évora em 1978. Por motivos profissionais mudou-se para Elvas em 2006, onde vive atualmente exercendo funções de responsável técnica na Biblioteca e Arquivo Histórico Municipal de Elvas (Câmara Municipal de Elvas).

Licenciou-se em História, ramo de Património Cultural, na Universidade de Évora. No ano letivo de 1998/1999 foi-lhe atribuída pela mesma Universidade uma bolsa de mérito. Em 2003, concluiu, também na Universidade de Évora, a Pós-graduação em Ciências Documentais tendo ainda frequentado na mesma instituição, em 2006, o Curso de Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação.

Vencedora do Prémio “Miguel Rovisco” atribuído pelo INATEL no concurso INATEL/Teatro-Novos Textos, no ano 2000. Em 2005, é-lhe atribuído o 1.º lugar do Prémio Literário Hernâni Cidade promovido pelo Município de Redondo. Tem artigos publicados em algumas edições científicas.

 

CME