Elvas volta a abrir as portas do Cine São Mateus, em março, para a III Edição da Mostra de Cinema de Elvas

Views: 151

Elvas volta a abrir as portas do Cine São Mateus, em março, para a III Edição da Mostra de Cinema de Elvas

De 05 a 29 de março de 2026, a cidade de Elvas recebe a III Edição da RONCA – Mostra de Cinema de Elvas. Ao longo de todos os fins-de-semana, de sexta-feira a domingo, o Cine São Mateus transforma-se num ponto de encontro cultural. 

No foyer, como já é habitual, o público poderá visitar exposições dedicadas ao cinema alentejano e à obra do cineasta elvense Leonel Brito. A programação deste ano, que encerra um ciclo de três anos dedicado à música no cinema, apresenta momentos de rara importância cultural como a homenagem à geógrafa centenária elvense Raquel Soeiro de Brito. Esta sessão especial, que celebra o Dia Internacional da Mulher, teve apenas uma exibição anterior em Lisboa e chega agora à sua terra natal para um momento de reconhecimento histórico no dia 08 de março. Três mesas redondas sobre o panorama do cinema português, alentejano e da Península Ibérica abrem as portas do Centro Artístico Elvense. Estes debates contam com a curadoria do Elvas Film Office e envolvem parcerias com várias entidades institucionais do setor audiovisual.

 

A experiência da iniciativa expande-se pelo património com uma inesquecível viagem de comboio musicada, que percorrerá a história da música portuguesa a partir da Praça da República. A dinâmica do evento estende-se ainda ao Hotel São João de Deus e ao Bar Checkpoint, que mantêm os habituais serões musicais de sexta-feira. Um dos grandes destaques será a atuação imperdível do Coral Públia Hortênsia de Castro, que apresentará no dia 06 de março um repertório inédito, com arranjos nunca antes vistos de temas icónicos da música pop portuguesa.

 

O cartaz cinematográfico, na secção “Ronca Especial”, celebra grandes personalidades da música lusófona com obras sobre as Doce (Bem Bom) , Tony Carreira (Tony) , António Variações (Variações) , Zé Pedro (Zé Pedro Rock ‘n’ Roll) , Cesária Évora e José Mário Branco. Além disso, o festival inaugura uma nova secção de curtas-metragens espanholas, reforçando a identidade raiana ao abrir a programação ao público e realizadores do país vizinho.

 

 

Com o selo de interesse cultural, o projeto RONCA conta com o apoio institucional do Município de Elvas e o apoio estratégico da Alentejo e Ribatejo Film Commission. O evento conta ainda com a colaboração da Cinemateca Portuguesa e o patrocínio local da Delta.