Elvas:Brigada 14 de Janeiro estreia “Aira” na digressão 2010

Views: 1081


Comunicado de Imprensa

Tema instrumental da autoria do grupo alentejano integra lote de 18 canções

  • Música tradicional portuguesa marca repertório da Brigada desde 2001
  • Sobral de Monte Agraço, Alandroal e Alcoutim recebem música do grupo oriundo de Elvas

brigada_14_janeiroAs influências celtas e folk dominam a estrutura musical do tema “Aira”, o primeiro original do grupo, em nove anos de actividade. A canção composta em exclusivo pelos elementos que compõem a Brigada expõe as influências recolhidas das várias passagens do grupo de norte a sul do país e além fronteiras.

O nome “Aira” presta homenagem ao conjunto folk espanhol Aira da Pedra, com quem a Brigada se cruzou em já duas ocasiões nos últimos tempos e mantém uma relação de amizade próxima, fruto da partilha de palco na ilha de Santa Maria, Açores.

A tournée 2010 arranca com dois espectáculos no âmbito das comemorações do 36º aniversário do 25 de Abril de 1974. No sábado, dia 24, a Brigada sobe ao palco da Praça Dr. Eugénio Dias na localidade de Sobral de Monte Agraço (Lisboa) às 22,30h. Já no domingo, dia 25, o grupo anima a vila de Alandroal (Évora), na Praça da República, pelas 16,30h.

Quase duas dezenas de músicas no alinhamento 2010

Com o arranque dos concertos no presente ano, onde a Brigada tem prevista a inclusão de 18 temas em cada actuação, as canções de Fausto, Pedro Barroso ou Zeca Afonso, entre outros, fazem parte do lote de músicas dos Grandes Autores da Música Portuguesa.

“Navegar, Navegar”, “O Comboio Descendente”, “Cantar Brejeiro” ou “A Minha Cidade” (Ó Elvas, Ó Elvas) são temas incontornáveis da interpretação «ao vivo» da Brigada 14 de Janeiro.

brigada14j@gmail.com
brigada14janeiro@sapo.pt
www.brigada14janeiro.com
www.brigada14janeiro.blogspot.com

www.facebook.com/brigada14janeiro

Comments: 0