Esgotos de Varche e Calçadinha já são tratados em Elvas

Views: 239

Os novos emissários e estações de tratamento de esgotos de Varche e da Calçadinha, no concelho de Elvas, já se encontram em funcionamento. Agora, os esgotos destas duas localidades do concelho e ainda das zonas da Tapada da Baixa e Fonte Santa já são tratados na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Elvas. Trata-se de uma valorização importante em termos ambientais no nosso concelho.

Antes desta obra, o sistema de esgotos desta zona da Freguesia de São Brás e São Lourenço era constituído por três fossas em Varche e outras tantas na Calçadinha, que estavam em funcionamento há cerca de três décadas e já não garantiam o tratamento eficaz dos resíduos.

Com a obra agora concluída, foram anuladas as seis fossas existentes e criada uma nova rede de coletores de esgoto e estações elevatórias, duas em Varche e três na Calçadinha e arredores. Através deste equipamento, o esgoto destas localidades é bombado para a rede de Elvas: no caso de Varche a ligação ao coletor da cidade é feita na proximidades das Piscinas Municipais, enquanto no que respeita à Calçadinha a ligação é feita próximo do Bairro Europa. Após a entrada no coletor de Elvas, os esgotos são tratados na ETAR de Elvas, próximo das Pias.

Esta obra envolveu a construção de 3700 metros de coletor no sistema de Varche e 4500 metros no sistema da Calçadinha. O valor total das obras é de 728 mil euros: 323 mil na obra de Varche e 405 mil na obra da Calçadinha. Este investimento teve apoio da União Europeia, através do programa POSEUR, no valor de 613 mil euros

CME