Évora assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Incapacidade

Views: 164

Évora assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Incapacidade através de um conjunto de iniciativas culturais, sociais e no domínio da formação que terão lugar já no início do mês de Dezembro, em vários locais da cidade.

Assim, uma Feira de Produtos das instituições de apoio à deficiência está agendada para 3 de Dezembro, entre as 10 e as 17 horas, na Praça de Giraldo. É organizada pela Câmara Municipal de Évora (CME), Associação de Reabilitação, Apoio e Solidariedade Social (ARASS), Cercidiana, Movimento Fé e Luz, Associação de Paralisia Cerebral de Évora (APCE) e Associação Sócio Cultural Terapêutica de Évora (ASCTE).

No mesmo dia, decorre também o movimento “Esta vaga não é sua nem por um minuto – Projeto multa moral”, entre as 10 e as 13 horas, no Centro Histórico, dinamizada pela APCE. Ainda no dia 3, é levada à cena “A história mágica” para crianças, entre as 14h30 e as 15h30, e o “Deus canino” para adultos, entre as 21 e as 22 horas, no Teatro Garcia de Resende. O evento é da responsabilidade da Associação de Surdos de Évora (ASE).

O “I Fórum Inclusivo: participação e cidadania” está agendado para 4 de Dezembro, das 14h30 às 18 horas, no Salão Nobre da Câmara Municpal de Évora. É organizado pela Câmara Municipal de Évora, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Évora, Vidas Activas 3g-CLDS 3G e ASCTE.

A exposição “Olhar(res) pelos Direitos/Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência”  realiza-se de 4 a 18 de Dezembro, no edifício dos Paços do Concelho de Évora. É dinamizada pela Câmara Municipal de Évora, APPACDM de Évora, Vidas Activas 3g-CLDS 3G e Movimento Fé e Luz.

Um Atelier de Língua Gestual está previsto para 5 de Dezembro, a partir das 18 horas, no Centro de Convívio Municipal/Rua do Fragoso. Inscrições gratuitas para a Associação de Surdos de Évora, através do telefone +351 266 752 777 (máximo 16 pessoas, a partir dos 15 anos de idade). O evento é produzido pela ASE e CME.

A palestra sobre “Parentalidade positiva – Um projeto, uma vida” está agendada para 7 de Dezembro, das 18 às 20 horas, no Auditório do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício. Inscrições através de geral@apce.org.pt e pelo telefone +351 266 757 380. A organização é da APCE, Conselho Local de Ação Social de Évora (CLASE) e CME.

Uma sessão pública que assinala os 20 anos da Associação de Surdos de Évora tem lugar no dia 8 de Dezembro, entre as 14h30 e as 18 horas, no Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende. É levada a cabo pela ASE.

A iniciativa “Jardim de Natal” decorre de 7 a 16 de Dezembro, das 10 às 19 horas, no Jardim Público de Évora e é organizada pela CME.​