Évora assinalou Dia Mundial do Coração

Views: 85

O Dia Mundial do Coração foi comemorado em Évora com várias iniciativas que tiveram como ponto central a Praça de Giraldo. Logo pela manhã, iniciaram-se os rastreios de saúde, a que se seguiu a Caminhada do Coração. Caminhada que relacionou o músculo Coração e suas funções no corpo com as funções das árvores no ecossistema.

 ​

Esta iniciativa teve a participação da Arquitecta Paisagista Cassandra Querido, que ao longo do percurso por 11 espaços verdes da cidade salientou a importância destes, nomeadamente das árvores, para o bem-estar da população. Destacou a sua influência positiva na saúde e mostrou igualmente vários aspectos históricos e biológicos curiosos que cativaram a atenção dos participantes.

 

Uma caminhada, cujo tiro de partida foi dado pelo Presidente da Câmara Municipal de Évora, e que aliou saúde ao conhecimento, permitindo descobrir mais acerca das árvores dos seguintes espaços: Jardim Diana, Jardim de S. Mamede, Jardim dos Colegiais, Jardim do Paraíso, espaço verde no Largo da Misericórdia, Rossio, Jardim Almeida Margiocchi, espaço verde junto às Muralhas, Jardim da Palmeira e Jardim da Praça Joaquim António de Aguiar.

 

Enquanto isso, na Praça de Giraldo, a manhã foi preenchida com os rastreios de saúde e sensibilização para a importância da prevenção, com a distribuição de folhetos informativos. Houve ainda a actuação da Tuna da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus/Universidade de Évora e, no final, foi feita a foto “Coração Humano” com todos os participantes.

 

O evento foi organizado pela Câmara Municipal de Évora em parceria com a Universidade de Évora e o Instituto Português do Desporto e Juventude, contando ainda com o apoio de outras entidades.