Évora: Jornadas de Desenvolvimento Económico subordinadas ao tema Incubação Empresarial.

Views: 160

Presidente da Câmara Visita Incubadoras

As quatro incubadores empresariais de Évora estão, passados quatro anos, completamente preenchidas e algumas delas com lista de espera. Esta constatação foi possível de verificar pelo Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá,na visita que realizou, na passada sexta-feira, no âmbito das Jornadas de Desenvolvimento Económico subordinadas ao tema Incubação Empresarial.

As Jornadas terminaram com a realização de um workshop com participação de responsáveis e empresários das quatro incubadoras, no qual foi possível confirmar a articulação e complementaridade entre as quatro entidades existentes, não deixando de ser salientado como ponto negativo para Évora face aos interesses de investimentos demonstrados a insuficiência de recursos humanos, espacializados e operacionais, e a escassez e preços do mercado de arrendamento.

O Presidente da Câmara afirmou o reconhecimento dos pontos fracos assinalados para os quais são necessárias respostas que não dependem só do esforço e das políticas do Município mas também que o conjunto de investimentos em curso, aproveitando os financiamentos comunitários, dotarão o concelho de melhores condições para atrair novos investimentos.

Com o objetivo de conhecer a atual realidade desta área do setor empresarial local, o autarca de Évora visitou, em primeiro lugar, o Centro de Incubação e Aceleração de Évora da Associação Nacional dos Jovens Empresários (ANJE), um espaço que tem por objetivo acelerar o desenvolvimento de projetos empresariais na região.

De seguida, o edil eborense encontrou-se com a Direção do Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE) visitando o Centro de Negócios do Alentejo, um espaço incubação, de cooperação e de negócios, que contempla um vasto calendário de ações de estímulo à inovação, ao empreendedorismo e à criatividade.

No seguimento das Jornadas de Desenvolvimento Económico, o Presidente da Câmara de Évora esteve nas instalações do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, líder do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia (SRTT). Este espaço visa apoiar a criação e desenvolvimento de empresas no Alentejo, a promoção da capacidade científica, o incentivo da transferência de conhecimento e, ser um polo de atração para empresas inovadoras com resultados sustentáveis apostando numa presença incorpórea em todas as sub-regiões do Alentejo.

A ÉvoraTech – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Évora, infraestrutura do Município de Évora, cuja gestão está cedida à ADRAL através de protocolo estabelecido entre estas entidades, foi a última entidade visitada pelo edil eborense nesta tarde dedicada à Incubação Empresarial.

A ÉvoraTech está localizada no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo e constitui-se como uma infraestrutura de incubação de empresas destinada a estimular a capacidade criativa e empreendedora e a modernizar o tecido empresarial no concelho e na Região.

CMÉ