Exposição “Génesis”, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas

Views: 2363
Este Sábado, dia 28 de Janeiro de 2012, a Câmara Municipal de Elvas inaugura, às 16h, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) a exposição “Génesis – a partir das obras da Colecção António Cachola”.

Depois de um ciclo de exposições em diálogo com outras colecções, Culturgest e Fundação de Serralves, o museu volta a apresentar obras da Colecção António Cachola.

Muitas das selecionadas nunca foram mostradas ao público e outras surgirão readaptadas no espaço e no contexto. Génesis, pretende evidenciar as questões da criação humana/criação artística a partir dos elementos primordiais da origem do mundo/homem  (terra, água, fogo, ar).
As diferentes manifestações artísticas, escultura, pintura, fotografia, vídeo e instalação, abordam directa ou indirectamente, a presença dos quatro elementos e são testemunho de como o homem tem o poder de (re) interpretar o mundo e de se (re) interpretar a si próprio. É desta (re) interpretação que nasce a criação artística.
As obras do artista Nuno Silva, “O Olho”, “Disco (distorção #3) ” e a “Ponte (distorção #4) ” assumem um destaque, nesta exposição, pela utilização da luz e pelo modo como esta interage com o espaço e com o observador. Simbolicamente a luz leva ao esclarecimento humano, no sentido em que permite tornar visível o que se olha.

Bruno Pacheco, Fernanda Fragateiro, Gil Heitor Cortesão, Jorge Molder, Jorge Rodrigues, João Paulo Serafim, José Loureiro, José Maças de Carvalho, Manuel Rosa, Márcio Vilela, Nuno Cera, Nuno Silva, Nuno Viegas, Pedro Calapez, Pedro Portugal, Pedro Quintas, Rui Serra, Susana Anágua, Susana Guardado são os artistas presentes nesta exposição.

Actividades Paralelas:

28 de Janeiro, pelas 16:00H, na cafetaria do museu –  Inauguração da exposição “ [RE] Animar_ Uma interpretação contemporânea do objecto Zootrope”, projecto desenvolvido por Mafalda Almeida e Magda Cordas com a colaboração de Eduardo Relvas, Pulido Valente, Tiago Carvalho e dos alunos do 2º ano do curso de Design de Animação e Multimédia, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre. A exposição estará patente ao público de 22 de Janeiro a 12 de Fevereiro.

03 de Fevereiro, pelas 21:00H, na cafetaria do museu – “Um Café com….”Mafalda Almeida e Magda Cordas, docentes do curso de Design e Animação e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre, em torno do projeto [RE] Animar_Uma interpretação contemporânea do objecto Zootrope (brinquedo óptico). Público-alvo: Público em geral

Curadoria: Isabel Pinto & Patrícia Machado (CME/MACE)

A exposição estará patente de 29 de Janeiro a 2 de Setembro de 2012.

Museu de Arte Contemporânea de Elvas
Rua da Cadeia, s/n 7350-ELVAS
Tel: 268 637 150
E-mail: museu.arte.contemporanea@cm-elvas.pt
www.cm-elvas.pt/MACE

HORÁRIO
Terças-Feiras das 14.30 às 18 horas.
Quarta-Feira a Domingo das 10 às 13 horas e das 14.30 às 18 horas.
ENCERRADO
Segundas-Feiras todo o dia e Terças-Feiras de manhã

Comments: 0