Federação de Portalegre participa no XXI Congresso Nacional da JS e elege representantes nos orgãos nacionais
Federação de Portalegre participa no XXI Congresso Nacional da JS e elege representantes nos orgãos nacionais
Realizou-se, no decorrer dos dias 14, 15 e 16 de Dezembro o XXI Congresso Nacional da Juventude Socialista, que decorreu no Pavilhão Municipal de Almada. Os trabalhos centraram-se na apresentação, discussão e votação do relatório de atividades do mandato que cessa e na apresentação, discussão e votação da Moção Global de Estratégia «Razões de Esquerda», única candidatura apresentada a sufrágio. Com uma votação expressiva, Maria Begonha, que encabeçava a lista candidata, foi eleita Secretária-Geral da JS.
A Federação de Portalegre da JS foi representada neste congresso pelos seus 21 delegados, que participaram ativamente no desenrolar dos trabalhos. O Presidente da Federação de Portalegre da JS e diretor de campanha da única lista que se apresentou a votos, Eduardo Alves, dirigiu-se aos congressistas para enfatizar que “a JS precisa de aprofundar as suas causas de sempre e cumulativamente redescobrir e idealizar outras, da agenda ambiental à economia, até à necessidade de recuperarmos no nosso léxico e no nosso imaginário a ideia de um Estado Forte, como agente transformador da sociedade e das suas desigualdades”. Os vice-presidentes João Pedro Meira e Bruno Mocinha também se dirigiram ao Congresso, abordando a necessidade do investimento público alavancar os territórios de baixa densidade e como as relações transfronteiriças são um trunfo para o desenvolvimento das zonas raianas, abrindo-lhes uma janela de oportunidades.
O Congresso elegeu a Comissão Nacional da Juventude Socialista, sendo eleitos como efetivos o Bruno Mocinha, Vice-Presidente da Federação e Presidente da Concelhia de Elvas, o João Pedro Meira, Vice-Presidente da Federação e Presidente da Concelhia de Portalegre, e a Rita Valério, Presidente da Mesa da Federação e Presidente da Concelhia de Gavião. Como suplentes do órgão foram eleitos o João Silva, de Ponte de Sor, o Ricardo Silva, de Portalegre, e a Iolanda Cravinas de Elvas.
O Vice-Presidente da Federação e Presidente da Concelhia de Castelo de Vide, João Diogo Carlos, passa a ser o representante do direito de voto da Federação na Comissão Nacional, e assim junta-se aos restantes 6 eleitos neste órgão.
Para a Comissão Nacional de Jurisdição foi eleito para efetivo o Filipe Luz, de Castelo de Vide.
A eleição do Secretariado Nacional e dos Representantes da JS no PS fica para a primeira comissão nacional do mandato, a ser agendada para Janeiro de 2019. Nesta primeira reunião do mandato vão também ser apreciadas e votadas as moções sectoriais apresentadas ao congresso, tendo o distrito de Portalegre apresentado quatro, pelos camaradas Diogo Aragonez, Filipe Luz, Marta Caixas Inácio e Mariana Messias sobre temas como a Desertificação, Ação Social no Ensino Superior, Natalidade e Relações Transfronteiriças.
Para o Presidente da Federação, Eduardo Alves, “é a maior representaçãoda Federação de Portalegre que tenho memória e conhecimento na Comissão Nacional da JS.É um justo reconhecimento pela forma como a Federação e as suas concelhias têm mobilizado os jovens do Alto Alentejo para a sua agenda, crescendo em militantes, concelhias, e sobretudo, pela forma como temos liderado a proposta política. Não tenho dúvidas que os eleitos reproduzirão nos orgãos nacionais aquilo que fazem nos seus concelhos e no distito: acrescentar uma mais-valia à estutura e ao debate que nela tem de ser feito”.




