Festa da Vinha e do Vinho’08 Elegeu A Rainha das Vindimas de Borba

Views: 1735

A 17ª edição da Festa da Vinha e do Vinho abriu ao público no Sábado, 8 de Novembro, e decorre até Domingo, 16 de Novembro, promovendo os vinhos do Alentejo, equipamentos e serviços vitivinícolas, produtos regionais, gastronomia, artesanato, e mostra empresarial e institucional, organizada pelo Município de Borba, ATEVA e Área Regional de Turismo do Alentejo. Num pavilhão com uma área de 5.000 m2, integra diversas feiras temáticas com a presença de 75 expositores, dos quais 14 são produtores de vinho com cerca de 150 marcas para degustação e venda.

No primeiro fim-de-semana foram registados cerca de 12.000 mil visitantes, que puderam assistir a inúmeras actividades culturais, desportivas e recreativas. Depois da Sessão Solene de Abertura da Festa e do hastear das bandeiras, convidados e visitantes percorreram o centro da vila de Borba no tradicional e típico Circuito das Tascas, com a presença da Confraria dos Enófilos do Alentejo e Confraria Gastronómica do Alentejo, com a animação de poetas populares. À tarde decorreu o XIV Festival de Bandas Civis e o Troféu de Futebol de Veteranos.

Pela primeira vez, decorreu a Gala da Rainha das Vindimas de Borba, que elegeu a jovem Rosa Cabaço, de 23 anos, como Rainha e Miss Fotogenia, que representará o Município na eleição da Rainha das Vindimas de Portugal 2009, promovida pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, no dia 30 de Abril de 2009 em local ainda a definir. Para 1ª Dama foi eleita Ângela Bravinho, de 28 anos, e para 2ª Dama e também Miss Simpatia foi seleccionada Sónia Boleta, de 30 anos. As doze participantes desfilaram em roupa prática, vestido de noite e traje alusivo à vinha e ao vinho, num concurso que teve a colaboração dos Estúdios Correia.

A manhã de Domingo contou com actividades desportivas, o Torneio de Malha e o I Passeio BTT Festa da Vinha e do Vinho, com cerca de 40 betetistas a percorrerem 42 quilómetros entre vinhas, olivais e pedreiras, pelas mais bonitas paisagens do concelho. O Pavilhão de Espectáculos da Festa recebeu o Encontro de Blog´s, numa mesa redonda com cerca de 50 participantes de diversas localidades.

Pelas ruas da vila, decorreu uma das novidades do programa da Festa da Vinha e do Vinho’08, o Cortejo Alegórico da Vinha e do Vinho, com a representação das diversas fases do processo produtivo do vinho pelas associações e colectividades do concelho, com quadros representativos do amanho da terra e plantação da vinha (pelos jovens do Barro Branco), poda (Centro de Cultura e Desporto da Matriz/Junta de Freguesia da Matriz), sulfatar (Associação de Reformados de Borba/Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Borba), vindima (Casa da Cultura da Orada), pisa da uva (Escola EB2,3 Padre Bento Pereira de Borba) e prova/taberna (Clube de Rugby de Borba). Desfilou também o carro da Rainha das Vindimas de Borba e restantes eleitas. O cortejo foi animado pelo Grupo de Poetas Populares de Rio de Moinhos e os ranchos folclóricos Cravos e Rosas do Alentejo (Orada), Campo Maior e Grupo de Folklore Extremeno El Escarámujo (Cáceres – Espanha), que participaram no tradicional Encontro de Folclore. A noite foi preenchida pela música dos irmãos Sérgio e Nélson Rosado, que integram o grupo “Os Anjos”.

Até Domingo, a Festa da Vinha e do Vinho conta com inúmeras actividades de interesse e um programa repleto de cultura, desporto e animação.

Comments: 0