Festa Ibérica da Olaria e do Barro junta 48 olarias e ceramistas de Portugal e Espanha em São Pedro do Corval

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro vai decorrer de 22 a 25 de maio em São Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz. Os centros oleiros de S. Pedro do Corval e de Salvatierra de los Barros, na província de Badajoz (Espanha), continuam a juntar-se anualmente para mostrar a sua arte neste evento transfronteiriço de promoção cultural da olaria.
A 29ª Festa Ibérica da Olaria e do Barro vai ter a participação de 48 olarias e ceramistas de Portugal e de Espanha. O Centro Oleiro de São Pedro do Corval terá 16 olarias e ceramistas no evento e o de Salvatierra de los Barros contará com seis expositores.
Participam igualmente nesta edição olarias de Assafora, Galegos Santa Maria (2), Mourão, Lisboa, Coimbra (2), Pedrógão Pequeno, Castelo Branco, Guimarães, Barcelos, São João das Lampas, Galegos São Martinho (2), Mafra, Agualva-Cacém, Torres Vedras, Mem Martins, São Martinho do Bispo, Aveiro, Vila Nova de Milfontes, Baixa da Banheira, São João de Ver, Caldas da Rainha e Queluz. De Espanha, vai estar também no certame uma olaria de Montijo.
A Festa Ibérica da Olaria e do Barro é uma homenagem viva à arte da olaria através de exposições, demonstrações ao vivo, jornadas ibéricas e música tradicional, pretendendo-se valorizar a olaria, chamar a atenção para o seu valor artesanal e artístico e apontar estratégias para o seu desenvolvimento económico e profissional. Este evento transfronteiriço é organizado em anos alternados em cada município.
A 29ª edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro abre no dia 22 de maio, às 18h, seguindo-se a visita aos expositores. Pelas 18h30 atua o Grupo de Sevilhanas Corazón Flamenco e às 22h sobe ao palco o grupo De Moda em Moda.
O programa do segundo dia da Festa Ibérica da Olaria e do Barro integra às 15h as Jornadas Ibéricas de Olaria e Cerâmica. A primeira comunicação intitula-se “La arriería de Salvatierra de los Barros. Una profesión con historia” e será proferida pelo historiador José Ángel Carretero, da equipa técnica do Museu de Alfareria de Salvatierra de los Barros. Marco Rego, Técnico Superior do Instituto do Emprego e Formação Profissional, vai falar sobre “Apoios ao Artesanato: Programa de Promoção de Artes e Ofícios” e José Ángel Carretero, Reyes González Castaño e José Luis Hernández, da equipa técnica do Museu de Alfareria de Salvatierra de los Barros, vão abordar o tema “Reflexiones en torno a la evolución de la alfarería de Salvatierra de los Barros”.
No palco da Festa Ibérica da Olaria e do Barro decorre às 18h30 um concerto da Asociación Músico-cultural Banda de Salvatierra de los Barros e pelas 22h Buba Espinho convida os Bandidos do Cante. Buba Espinho criou uma sonoridade própria, misturando o cante e o fado com a música urbana e a pop, tendo realizado mais de 80 concertos no ano passado e esgotado o Coliseu dos Recreios em quatro espetáculos.
Os Bandidos do Cante integram a nova geração de coletivos de vozes que têm aberto o caminho para a renovação do cante alentejano, abraçando projetos diferenciados que lhes conferem profundidade e singularidade vocal. A partir da meia-noite vão ouvir-se as misturas musicais do DJ Grouse.
No dia 24 de maio, ao meio dia, sobe ao palco o Grupo Folklórico La Jara del Hogar de Mayores de Salvatierra de los Barros e às 17h decorre um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense. A Festa Ibérica da Olaria e do Barro recebe pelas 22h o Tributo a Gipsy King’s by Chaíto e Palosanto e a partir da meia-noite a atuação do DJ Rafael Mamede.
No dia 25 de maio, às 9h, inicia-se a Caminhada Rota das Olarias, organizada pela Casa de Cultura de Corval. A fechar a 29ª Festa Ibérica da Olaria e do Barro decorre o espetáculo musical com os Al-Canti com banda.