Festival Gastronómico Vila Viçosa à Mesa

Views: 1054

Vai decorrer entre os dias 1 e 7 de Maio, integrado no Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa”, a Semana dos Espargos.
Os espargos são muitas vezes considerados como um legume de luxo, apreciado pelo sabor suculento e textura tenra. Originário da região mediterrânica, a sua colheita é feita na Primavera quando atingem os 6 a 8 centímetros de altura. No Alentejo, a apanha de espargos é uma atividade com as vertentes lúdica e económica, que leva ao campo centenas de apreciadores e de apanhadores, servindo depois de conforto gastronómico aos seus degustadores.
Os 8 restaurantes aderentes, na sede do concelho de Vila Viçosa e nas freguesias rurais, apresentam as suas melhores iguarias na confeção de Espargos, podendo ser degustados em Sopa de Espargos “Açorda”; Sopa de Creme de Espargos; Sopa Cremosa de Espargos, Coco e Erva Príncipe; Omelete de Espargos; Ovos mexidos com Espargos e Chouriço; Crepe de Espargos; Migas de Espargos com Carne do Alguidar; Migas de Espargos com Secretos na Brasa; Migas de Espargos com Peixe Espada Frito e Carne de Porco Preto com Migas de Espargos.
Este Festival Gastronómico, que decorre desde Outubro passado, durante a primeira semana de cada mês, dá corpo e alma à oferta gastronómica do nosso concelho e pretende elevar mais alto esta oferta, aliciar e trazer aos estabelecimentos de restauração do concelho os muitos turistas e visitantes que nos procuram, com ofertas gastronómicas temáticas que evidenciam o melhor que há para degustar em Vila Viçosa.
O mês de Junho será dedicado à Alimentação Renascentista.

CMVV