Fidelização à marca fortalecida com chegada dos veículos elétricos

Views: 507

citroen_electrico

Segundo a 6.ª edição do Caderno Automóvel do Observador Cetelem, a chegada do veículo elétrico dará novo impulso à relação cliente/fabricante. Para 91% dos consumidores portugueses o veículo elétrico vem reforçar a dedicação do utilizador à marca.

Em termos globais, a média dos dez países europeus analisados demonstra que 87% dos inquiridos pensam que a compra de um veículo elétrico deverá reforçar a relação entre o comprador e a marca. A este respeito, 49% dos alemães e 56% dos turcos assumem que só recorrem à rede da marca do veículo de que são proprietários. Ao contrário, os britânicos parecem mais independentes na escolha da concessão. 28% dos britânicos inquiridos, mostram-se pouco atraídos pela reparação de um veículo efetuada nas oficinas da marca. Entre estes dois extremos, surgem os franceses, espanhóis e italianos para quem a dedicação à marca de compra é menos vincada (respetivamente 17%, 13% e 15%).

«O grande desafio da comercialização dos veículos elétricos será a força de vendas. Esta deve demonstrar pedagogia e atenção para explicar ao cliente o funcionamento do veículo, a recarga da bateria e o estilo de condução a adotar para tirar os máximos benefícios da utilização. Para além disso, as concessões deverão redobrar a atenção para dar aos clientes as garantias necessárias quanto à qualidade e à continuidade do serviço pós venda. Será esta força de vendas que irá garantir a fidelização dos consumidores à marca», defende Diogo Basílio, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.

Nesta 6.ª edição do Caderno Automóvel do Observador Cetelem o perímetro do estudo foi alargado a dez países. Pela primeira vez, a Rússia e a Turquia integraram o estudo, juntando-se à Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal e Reino Unido. As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, foram efetuadas em colaboração com a sociedade de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos no terreno foram conduzidos pela TNS Sofres, em setembro de 2011. Na totalidade foram inquiridos 6.000 europeus, representativos da população total.

Comments: 0