Gala Comemorativa do 20.º Aniversario da Biblioteca Municipal
No passado sábado, dia 28, a noite foi de glamour e de homenagens, com o Auditório Municipal a receber a Gala do 20.º Aniversário da Biblioteca Municipal.
A ocasião exigia traje a rigor e por isso nem a passadeira vermelha faltou para receber os muitos convidados e população que quiseram comemorar duas décadas de leitura pública em Vendas Novas.
A apresentação da cerimónia esteve a cargo de Neuza Luz e Miguel Lopes e ao longo de mais de duas horas foram muitos os momentos culturais a marcar o programa.
O Jardim-de-Infância de Afeiteira, Ana Luz e Margarida Bentes foram responsáveis pela animação musical; os passos de dança foram dados pela ELZ Unit Academy; a poesia de José Saramago e Fernando Pessoa foi declamada pelo Grupo Chá com Livros, na voz de Ana Talhinhas e Ilda Pires e a contadora de histórias da Biblioteca, Maria José Paixão, recriou a Hora do Conto com a leitura de “A árvore generosa” de Shel Silverstein.
Pela sua ligação à Biblioteca, foram homenageados: Filipe Leal, bibliotecário e o principal mentor do projeto que é ainda hoje a Biblioteca, as professoras Adélia Bentes e Maria José Coelho, pela participação e coordenação de projetos destinados à promoção da leitura junto da comunidade escolar e todos os utilizadores deste equipamento cultural, cujo prémio foi entregue à responsável por este serviço, Elsa Valente, que o manterá exposto no edifício para que todos os utilizadores o apreciem.
Uma retrospetiva dos 20 anos de serviço público da Biblioteca foi mostrada em vídeo e a presença do convidado especial, Jorge Serafim, humorista e contador de histórias foram outros dos relevantes momentos da Gala
CMVN

