Grândola: Casa 4 Patas concretiza 1ª Campanha: Capturar-Esterilizar-Devolver

Views: 268

Casa 4 Patas concretiza 1ª Campanha: Capturar-Esterilizar-Devolver

 

Nos dias 15, 16 e 17 de Março decorreu a 1ª campanha CED (Capturar – Esterilizar – Devolver) no Município. A iniciativa contou com a participação da ARPA (Associação pela Redução da População e Abandono de Cães e Gatos) e do Gabinete de Veterinária Municipal, resultando na esterilização de 39 felídeos nas colónias de Tróia e Soltróia.

As campanhas CED são a resposta mais eficaz para a presença de felídeos selvagens em ambientes urbanos, permitindo que estes animais mantenham a sua qualidade de vida e bem-estar sem os inconvenientes da reprodução descontrolada. Este tipo de campanhas permite a diminuição, a médio/longo prazo, do número de felídeos errantes, bem como diminui os inconvenientes de uma população descontrolada (ex.: doenças infecciosas, ninhadas, barulho associado ao cio das fêmeas e às brigas entre machos, diminuição dos odores relativos à marcação de território). O CED permite também evitar o abate de gatos saudáveis, favorecendo o controlo natural de pragas, tais como os roedores.

Com esta campanha, a Casa 4 Patas (serviço do Município de Grândola responsável pela recolha de animais)  deu o primeiro passo num trabalho que tem como objectivo, em simultâneo, a promoção da saúde pública e o bem-estar animal.

Já no próximo fim –de- semana decorrerá a segunda campanha em Tróia!

CMG