Grândola: O bp Ultimate Rally Raid Portugal

O bp Ultimate Rally Raid Portugal começa, hoje (terça-feira), com a realização do Prólogo, a partir das 15h00, em plena vila de Grândola. Os mais rápidos nesta classificativa-espetáculo têm o privilégio de escolher a ordem de partida para a primeira etapa, pelo que todos vão andar a fundo desde o início.
Antes de enfrentarem as longas etapas da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), os pilotos de automóveis e motos fazem um “aquecimento” no Prólogo. Ver os grandes nomes do Dakar acelerar, no centro de Grândola, promete ser um espetáculo único, onde se espera milhares de pessoas ao longo dos cinco quilómetros do traçado. O resultado do Prólogo não conta para a classificação final, mas permite aos dez mais rápidos escolher a ordem de partida para a primeira etapa, o que pode vir a ser crucial para o desenrolar da prova.
É o começo de um desafio para os melhores pilotos do mundo, que vão ter dias de intensa competição e disputar cinco etapas, num total de 2.160 km, dos quais 1.405 são cronometrados, pelos estradões de terra e areia do Alentejo, Ribatejo e Extremadura espanhola. A prova é o único evento europeu que faz parte do Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC) e termina com a cerimónia de pódio, no dia 28 (domingo), em Lisboa, com o magnífico cenário do Padrão dos Descobrimentos como pano de fundo.
Vários campeões do mundo entre os mais de 100 inscritos
Depois do sucesso da edição anterior, largamente elogiada pelos pilotos estrangeiros, o ACP introduziu algumas alterações no percurso, especialmente na etapa inicial, e aumentou em 40% a quilometragem dos setores seletivos, o que significa que a edição de 2025 vai ser ainda mais exigente.
Toyota, Dacia, Ford e Mini trazem a Portugal os seus melhores pilotos e há vários campeões do mundo entre os participantes, caso do tricampeão mundial de Rally-Raid, Nasser Al Attiyah (Dacia Sandrider), do nove vezes campeão do mundo de ralis, Sébastien Loeb (Dacia Sandrider) e do bicampeão do mundo de ralis, Carlos Sainz (Ford Raptor T1+).
Nasser Al Attiyah lidera o campeonato e, se repetir o triunfo do ano passado, fica muito perto da renovação do título. «Estou muito feliz por estar em Portugal, para disputar uma das minhas provas favoritas. Venci em 2024 e tenho um bom feeling para este ano. É uma prova difícil e com diferentes pisos. Há zonas rápidas em areia e outras partes entre árvores, onde é preciso estar muito concentrado. Fizemos vários testes, em Marrocos, com o Dacia Sandrider e a equipa vai dar tudo para vencer a prova», disse Nasser Al Attiyah, que espera nova conquista: «O meu sonho é vencer o quarto título mundial, seria muito especial… a seguir ao Dakar».
Yazeed Al Rajhi, vencedor do Dakar 2025, Henk Lategan, Seth Quintero, Lucas Moraes e o português João Ferreira vão conduzir o Toyota Hilux T1+ Evo e são candidatos a vencer a prova, o mesmo acontecendo com Carlos Sainz, que vai alinhar com uma evolução do Ford Raptor T1+. A X-raid vai participar com dois Mini JCW 3-0i para Denis Krotov e Lionel Baud.
Gonçalo Guerreiro, revelação do último Dakar com o segundo lugar que conquistou, regressa ao Mundial com o Taurus Evo Max da equipa de Nasser Al Attiyah, e é candidato a ganhar a categoria Challenger. De salientar que Alexandre Pinto pode sagrar-se campeão do mundo na categoria SSV, com o Polaris RZR. Dois motivos de interesse adicionais para acompanhar o bp Ultimate Rally-Raid.
Também o nível nas motos é muito elevado, com a participação de 10 pilotos da categoria RallyGP a defender as cores da KTM, Honda, Hero e Sherco. Daniel Sanders (KTM) lidera o campeonato e pretende conquistar a quarta vitória da época. O piloto está imbatível, foi o primeiro a ganhar mais de duas provas numa temporada e estabeleceu um novo recorde de vitórias em etapas (19) e de especiais ganhas num só ano (11). Tosha Schareina (Honda), que venceu a primeira edição do bp Ultimate Rally Raid Portugal, espera repetir o feito este ano.