Grandola: Presidentes de câmara de Santarém e Grândola juntos na homenagem a Zeca Afonso

Views: 1692

grandolaCentenas de grandolenses associaram-se ontem à homenagem dos municípios de Grândola e Santarém ao autor de ‘Grândola Vila Morena’, Zeca Afonso, que contou com presença dos presidentes das duas autarquias.

“A presença do presidente da Câmara de Santarém em Grândola nestas comemorações do 25 de abrila significa também uma grande homenagem a Salgueiro Maia, dado que foi ele o grande comandante dessa madrugada libertadora entre Santarém e Lisboa”, disse à Lusa Carlos Bato, durante a homenagem a Zeca Afonso.

“Termos aqui Santarém, a capital da liberdade, a sua comissão das comemorações do dia 25 de abril e o presidente, Moita Flores, é um momento alto das comemorações aqui em Grândola, a que atribuímos um valor de grande importância para as acusas da fraternidade da justiça, da paz e do 25 de abril”, acrescentou o presidente da autarquia alentejano.

Carlos Beato foi um dos militares de abril que participou ativamente na revolução e enquanto adjunto de Salgueiro Maia integrou a coluna militar da escola prática de cavalaria que saiu de Santarém rumo ao terreiro de Paço, em Lisboa.

As tropas de Salgueiro Maia foram determinantes na definição do curso da revolução tendo conquistado os principais pontos estratégicos do governo de Marcelo Caetano na baixa lisboeta sem o recurso ao uso da força.

Um sinal determinante para o avanço das tropas revolucionárias na madrugada de 25 abril de 1974 foi a transmissão da ‘Grândola, Vila Morena’, de Zeca Afonso no programa Limite da RR.

O poeta e cantor foi homenageado ontem na vila de Grândola.

GR.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0