GRÂNDOLA Recebe evento mundial de ORIENTAÇÃO em BTT

Views: 543
Foto arquivo
Foto arquivo

Mais de 200 atletas de vinte e dois países – Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estónia, Eslováquia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Japão, Lituânia, Polónia, Portugal, República Checa, Rússia, Suécia, Suíça e Turquia – estão confirmados na Costa Alentejana de 9 a 13 de Outubro para disputarem a Taça do Mundo de Orientação em BTT e os títulos Mundiais de Veteranos nas vertentes de Sprint, Distância Média e Distância Longa.

 

A Cerimónia e o Desfile de Abertura deste evento mundial tem lugar dia 10 de Outubro em Grândola, pelas 17h, na Rua Dr. José Pereira Barradas.

A entrega de prémios da 1ª etapa está marcada para dia 11, às 13h, no Complexo Desportivo Municipal José Afonso, em Grândola.

 

A Serra de Grândola, reconhecida pelas características físicas e geográficas de excelência para a prática do BTT, é palco da 1ª etapa desta competição internacional no dia 11 de Outubro, com a realização da prova de distância média, pontuável quer para a Taça do Mundo como para o Campeonato do Mundo de Veteranos. No dia seguinte (12) será a vez de Sines receber a etapa de distância longa, e para domingo em Santiago do Cacém (13) está reservada a etapa de estafeta mista da Taça do Mundo e a disputa dos títulos mundiais de veteranos na distância de sprint.

 

A organização é da Federação Portuguesa de Orientação, com o apoio dos Municípios de Grândola, Santiago do Cacém, Sines, Turismo da Costa Alentejana e Instituto Português do Desporto e da Juventude.

 

83 Atletas Disputam a Final da Taça do Mundo de Orientação em BTT

Portugal tem 8 Atletas na Final

 

 

“Temperaturas amenas, terrenos montanhosos, distâncias tecnicamente interessantes e a certeza duma organização ao mais alto nível”, é a perspetiva do atual líder do ranking mundial, o russo Valeriy Glukhov, com presença confirmada para esta final.

Do conjunto de 83 atletas inscritos destaque igualmente para o estoniano Tõnis Erm, Campeão do Mundo de Sprint e de Distância Média em título, e para a finlandesa Marika Hara, atual líder feminina do ranking mundial.

Na comitiva portuguesa, constituída por 8 atletas, as atenções centram-se em David Machado, que ocupa atualmente a 24º posição na taça do Mundo e o 34º posto do ranking mundial.

 

149 Atletas Participam no 4º Campeonato do Mundo de Veteranos

 

A Seleção Portuguesa é a mais numerosa, com um total de 42 atletas. Susana Lopes, medalha de bronze de sprint nos últimos mundiais da Hungria, e o veterano Carlos Simões, para quem “estes mundiais vão realizar-se numa das melhores zonas para a prática da modalidade no nosso País”, são atletas portugueses em destaque e nos quais estão depositadas grandes expectativas.

 

Entre os nomes mais sonantes contam-se os britânicos Killian Lomas e Charlotte Somers-Cocks, os austríacos Dietmar Dorfler e Herbert Lackner, o francês Jean Charles Lalevée, a húngara Veronika Cseh, a australiana Carolyn Jackson e a dinamarquesa Birgit Hausner, todos eles Campeões Mundiais em título.