Green Project Awards revela os vencedores de 2013

Views: 2707

green_projectA 6.ª edição do GPA Portugal distinguiu 19 projetos no âmbito da conferência “Mobilizar Portugal para a Economia Verde”, que reuniu mais de 300 convidados na Fundação Champalimaud. 

Esporão, UCASUL, Administração Hidrográfica dos Açores da Direção Regional do Ambiente, EPAL, Ecologicalkids, ASPEA e a Associação de Estudantes da Escola Secundária João de Deus, em Faro, são os grandes vencedores da 6.ª edição dos prémios Green Project Awards (GPA) 2013 em Portugal.

Os premiados foram hoje revelados numa cerimónia que teve lugar na Fundação Champalimaud, em Lisboa, e que contou com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

Foram distinguidas várias entidades em sete categorias distintas: Agricultura, Mar e Turismo; Investigação & Desenvolvimento; Information Technology; Gestão Eficiente de Recursos; Produto ou Serviço, Iniciativa de Mobilização SIC Notícias e Iniciativa Jovem.

Na cerimónia foi ainda distinguido Dinis Leitão com o Prémio Melhor Obra Original GPA – Sociedade Ponto Verde, que pretende identificar, reconhecer e garantir a publicação de obras de qualidade em língua portuguesa que promovam práticas e procedimentos que fomentem o desenvolvimento sustentável.

A 6.ª edição do Green Project Awards ficou ainda marcada pela conferência “Mobilizar Portugal para a Economia Verde”, na qual se debateram temas como: “A Competitividade de uma Economia Sustentável”; “A (R)evolução do setor primário como motor para o crescimento sustentável” e “Economia Verde: uma oportunidade para o crescimento”.

Desde a sua criação em 2008, o Green Project Awards tem vindo a distinguir o mérito dos projetos que têm contribuído para promover a partilha de boas práticas que fomentem o empreendedorismo, a inovação, o desenvolvimento sustentável e a economia verde.

Organizado pela Agência Portuguesa do Ambiente, a Quercus e a GCI, a iniciativa já recebeu, em Portugal, mais de 1000 candidaturas e reconheceu mais de 50 projetos.

Os premiados vão poder utilizar na sua comunicação institucional e corporativa o selo Green Project Awards.

Na cerimónia foi ainda distinguido Dinis Leitão com o Prémio Melhor Obra Original GPA – Sociedade Ponto Verde, que pretende identificar, reconhecer e garantir a publicação de obras de qualidade em língua portuguesa que promovam práticas e procedimentos que fomentem o desenvolvimento sustentável.

Presente em Portugal, Brasil e Cabo Verde, o Green Project Awards será realizado, em breve, em Angola e Moçambique.

O GPA Portugal conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e da Comissão Europeia, através do Comissário Europeu para o Ambiente, e o apoio institucional do Governo de Portugal e da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A 6ª edição foi patrocinada pela ADENE, Caixa Geral de Depósitos, Dalkia, Lipor, REN e Sociedade Ponto Verde.