Hospital de Évora mostra a última inovação em Radioterapia

O Hospital do Espírito Santo, EPE, Hospital Central de Évora e a Lenicare, Lda. Estão a preparar um encontro na Unidade de Radioterapia do HESE-EPE, na próxima sexta-feira, 16 de Abril, a partir das 10:45
RapidArc, a radioterapia do futuro em Évora
Tratamento inovador, o primeiro em Portugal, a funcionar em Évora desde final de Março
O Sistema RapidArc™ é a última inovação em Radioterapia. Desde o dia 28 de Março de 2011 a operar na Unidade de Radioterapia HESE – Lenicare, é o primeiro e único equipamento deste tipo a funcionar em Portugal e o primeiro a ser instalado na Península Ibérica.
O HESE, a Lenicare, e toda a equipa de Radioterapia, liderada pela sua Direcção Clínica, estarão durante a manhã desta sexta-feira, dia 15 de Abril ao dispor da comunicação social e de algumas entidades convidadas, para uma visita pormenorizada à Unidade.
Serão abordados detalhes tecnológicos deste excepcional meio de tratamento que, à semelhança de Centros de referência a nível mundial, como o Royal Marsden (Inglaterra), o M. D. Anderson (EUA), ou o Albert Einstein (Brasil), disponibiliza aos pacientes os mais elevados standards de qualidade do serviço a prestar.
Dr. Pedro Chinita, Director Clínico da Unidade de Radioterapia do HESE – Lenicare:
“O RapidArc™ representa, na actualidade, a mais avançada modalidade de Radioterapia Externa, ao possibilitar, na sequência de uma prévia e exacta localização do órgão a irradiar no interior do corpo (IGRT = Radioterapia de Imagem Guiada), uma irradiação ininterrupta com o equipamento, denominado acelerador, a libertar radiação num movimento envolvente de 360° ao redor do doente, com simultânea movimentação de todas as suas lâminas (IMRT = Radioterapia de Intensidade Modulada).
Estes avanços tecnológicos permitem que seja possível libertar doses sucessivamente mais elevadas, com aumento do controlo local da doença (pois está já bem estabelecida uma relação entre o aumento da dose e o maior controlo tumoral) e, ao mesmo tempo, diminuir cada vez mais as mesmas doses nos órgãos de risco vizinhos”.
Sobre a Unidade de Radioterapia do HESE-EPE – Lenicare
Integrada no Serviço de Oncologia do Hospital do Espírito Santo, EPE, Hospital Central de Évora e localizada no Edifício do Patrocínio, a criação da Unidade de Radioterapia implicou um investimento de quase 10 Milhões de Euros por parte da Lenicare, Lda., no âmbito de uma Parceria Público-Privada (PPP), possibilitando a criação de 30 postos de trabalho qualificados, bem como o tratamento de cerca de 1500 doentes por ano.
Para além de um conjunto muito diversificado de equipamentos médicos especificados, esta Unidade conta com os seguintes equipamentos e sistemas principais:
• Equipamento de Radioterapia Externa – 2 Aceleradores Lineares;
• Sistema de Braquiterapia de Alta Taxa de Dose (HDR);
• Equipamento de Simulação e Verificação;
• Tomografia Computorizada de Alta Resolução para Planeamento;
• Sistema de Planeamento de Radioterapia Externa;
• Sistema de Verificação, Registo e Transmissão de Dados;
• Sistema RapidArc™
Está equipada com a tecnologia mais recente existente no mercado, possibilitando a realização de Técnicas Especiais, com Intensidade Modulada Dinâmica, Imagem Guiada, Movimentos Respiratórios Sincronizados, Radiocirurgia e Estereotáxia Fraccionada, permitindo uma Radioterapia Adaptativa para cada tipo de cancro.

