Joaquim Mourato assume liderança do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos

Views: 385

Nota de Imprensa:

Joaquim Mourato

Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre sucede a João Sobrinho Teixeira

Joaquim Mourato, atual presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), foi ontem, terça-feira, 4 de dezembro, eleito presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, sucedendo a João Sobrinho Teixeira na liderança do órgão representante dos 15 institutos politécnicos e cinco escolas politécnicas não integradas portugueses.

As eleições decorreram numa reunião que aconteceu no Instituto Politécnico da Guarda. O mandato terá uma duração de dois anos.

Numa altura em que os politécnicos enfrentam grandes cortes orçamentais, a sua imagem está, no entanto, fortalecida, com um crescimento relativo no número de estudantes, e uma posição cada vez mais de destaque no panorama do ensino superior em Portugal. Joaquim Mourato propõe-se dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Sobrinho Teixeira ao longo dos últimos dois anos, referindo que «esta foi uma fase estruturante para o sistema de ensino superior politécnico, em que foi possível assumir um papel preponderante nas estratégias do ensino superior», pelo que «agora, muito temos ainda a fazer, nomeadamente na defesa e promoção deste sistema de ensino, na sua possível restruturação, para a qual estamos disponíveis para ser parte integrante e ter um papel fundamental, e na defesa dos nossos estudantes, nomeadamente no que respeita aos apoios sociais, tão determinantes na atual conjuntura».

Joaquim Mourato  tem 47 anos e é casado. Doutorado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade da Extremadura (Espanha) e pós-graduado em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior, pela Universidade Politécnica da Catalunha (Barcelona – Espanha), é, desde 2009, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre. Foi também administrador do mesmo instituto, no qual é professor desde 1996.

É professor coordenador da ESTG do IPP, tendo sido ainda coordenador do sistema de gestão da qualidade, do sistema de gestão estratégica, e do mestrado de empreendedorismo e gestão de PME do Instituto. Coordenou o estudo de caracterização dos parques empresariais do Norte Alentejano e Extremadura e das relações económicas entre as duas regiões, editado pelo IPP.