Jovens portugueses rendidos aos carros de luxo alemães

Views: 1010

Audi, BMW e Mercedes são estas as marcas de automóveis que 35% dos jovens em Portugal iriam adquirir se não tivessem limitações económicas. Esta preferência é revelada pelo Caderno Automóvel do estudo Observador Cetelem, que indica ainda que os portugueses olham mais para a marca do veículo que compram do que a média europeia. 93% consideram que a marca do carro é importante, contra uma média europeia de 89% (menos de 30 anos) e 86% (mais de 50).

Quando se coloca a questão “tendo em conta as limitações financeiras, que marca de automóvel compraria”, as marcas eleitas entre os jovens portugueses são a Peugeot, a Renault e a Opel, com uma percentagem de 10%. Já entre os indivíduos com mais de 50 anos, a marca mais referida é a Renault com 10%. Todavia a marca que elegeriam se não existissem condicionantes de ordem financeira seria a  Audi entre os jovens (14%) e a Mercedes para os seniores (17%).

«A liberdade, robustez e elegância que as marcas de automóveis transparecem, leva os jovens a renderem-se às marcas alemãs. No entanto, estes estão conscientes do preço elevado dos carros de luxo que os fazem sonhar e escolhem outros construtores, quando se trata de passar ao acto de compra. Apenas a Volkswagen consegue destacar-se nesta análise, ocupando um lugar de destaqye tanto na classificação quando não são tidas em conta as limitações financeiras, como quando são», afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.

O Observador Cetelem nesta análise verificou ainda algumas especificidades nacionais, nomeadamente, a preferência por parte dos jovens europeus pelas marcas do seu país de origem. Assim, os jovens italianos escolhem a Fiat (22%), enquanto que os espanhóis preferem a Seat (13%). Em França, 43% dos jovens afirmam que optariam por um dos três construtores nacionais (Peugeot, Renault ou Citroën). Na Alemanha, a Volkswagen vence com 17% dos votos. Esta preferência pelas marcas nacionais surge ligeiramente atenuada nos indivíduos mais velhos, mas não deixa de estar presente.

A nível europeu, a Peugeot e a Seat parecem ser as marcas eleitas dos jovens, ao passo que a Citroën encontra a sua clientela entre os seniores. De um modo geral, as divergências são reduzidas entre as duas populações.

As análises económicas e de mercado do Caderno Automóvel do Observador Cetelem 2011, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com o Instituto de estudos e de consultadoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos aos consumidores foram conduzidos pela TNS em Julho de 2010. No total foram inquiridos 4.800 europeus, divididos em sub populações representativas dos grupos etários de cada país, num novo perímetro do estudo, que é agora constituído por oito países. Pela primeira vez nesta edição, a Bélgica e a Polónia vieram alargar o perímetro de estudo, juntando-se à Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Itália e Portugal.

Ana Santos

Comments: 0