Mãe não paga no Fluviário de Mora

Views: 2943
Lontras

O Fluviário de Mora oferece a entrada a todas as mães que visitem o espaço no próximo Domingo, 5 de Maio, desde que acompanhadas pelo (s) respectivo (s) filho (s).

O Dia da Mãe no Fluviário de Mora tem um programa especial e todas elas receberão um conjunto de dez postais de Manuel Ribeiro de Pavia – “As Líricas”.

Este pintor e ilustrador do neo-realismo português, publicou “As Líricas”, em 1950, acompanhadas por um texto do escritor e poeta José Gomes Ferreira. As palavras dos mais proeminentes escritores do movimento neo-realista, como Alves Redol, Fernando Namora, Manuel da Fonseca… mas também Jorge Amado sublinham, na arte de Manuel Ribeiro de Pavia, a força estética das suas obras, que traduzem a realidade de um Portugal rural pobre e em plena ditadura, enobrecendo e humanizando a cada traço as gentes e as mulheres. Manuel Ribeiro de Pavia pintou “Mulheres – lânguidas, descalças, trabalhadoras, mães e sonhadoras – que contrariam a vida agreste com a imensidão da doçura do seu olhar. As mulheres que retratou não pertencem a um ideal de beleza clássica, seja de Petrarca ou outro. Antes evocam a generosidade fértil e materna da Terra”.

Na sala de aula / laboratório têm lugar as seguintes actividades livres e gratuitas para os visitantes do Fluviário de Mora no Dia da Mãe:

À Mesa com a Natureza – criação de um pequeno livro de receitas com algumas curiosidades;

Receita de Beleza da Mãe Natureza – pequeno conjunto de receitas artesanais para cuidar da beleza com saúde;

Postal do Dia da Mãe – elaboração de um postal para ofertar no Dia da Mãe.

Uma oportunidade ainda para uma visita também ao Parque Ecológico do Gameiro para usufruir de um contacto mais próximo com a Mãe Natureza, que nesta altura do ano renasce com uma mensagem de esperança permanentemente renovada.