Maior romaria do Alentejo arranca dia 20 em Elvas

Views: 146

As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade têm início esta quarta-feira e prolongam-se até dia 1 de outubro, no Parque da Piedade, contando com uma dimensão religiosa e profana.

A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país e a maior a sul do Tejo. O programa dos festejos inclui cerimónias religiosas, das quais o destaque vai para a enorme Procissão dos Pendões, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Coelho, já esta quarta-feira, dia 20, e que é uma das maiores manifestações religiosas do país, atingindo, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão.

A junção da parte religiosa e do profano, numa tradição de centenas de anos, fazem destas festividades um ponto de encontro de famílias, assim como de visitantes de todas as idades, atraindo milhares de pessoas dos concelhos em redor, e da vizinha Extremadura espanhola, vindo famílias até de Madrid.

Ao Município de Elvas cabe o programa de animação e este ano os cabeças de cartaz, no Palco São Mateus, são os Sons do Minho (20); RAYA (21) Ivandro (22), Miguel Gameiro & Pólo Norte (23), Carolina Deslandes (28), T-Rex (29) e Os Quatro e Meia (30). Pelo palco, a abrir os concertos vão estar: Soversion (21), Rumo ao Sul (22), Brigada 14 de Janeiro (23), Filhos da Madrugada (28), XP Covers (29) e Tranquiliza (30). Os concertos iniciam-se pelas 22h00.

Na Expo São Mateus conjuga-se inovação com tradição. Assim, há semelhança de anos anteriores, vai dispor de dois palcos de animação, o Palco da Feira e o Palco São Mateus, sendo que este ano este último não irá contar com a presença de DJ’s, encerrando o espaço às 2h00 da madrugada.

A prata da casa vai estar em destaque no Palco da Praça da Feira com os concertos de Voz Amiga (20); Xumbo Torto (21); A. R. Musical (22), Roncas D’Elvas (23); Noite de Fados (24); Duo Hélio e Eurico (25) e Noite de Fados (26). Atuam ainda neste palco o Duo Jorge e Célia (27), Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa (28), João Carlos Tocha (29) e Moura Encantada (30), a partir das 21h00.

Em termos de áreas de lazer o espaço vai contar com três áreas: a zona empresarial e de exposição (Praça da Feira), uma zona de gastronomia (restaurantes, street food e meeting point) e zona lúdica e cultural (espetáculos).

Todos os espetáculos têm entrada gratuita.