Mais de 11.000 armas destruídas pela PSP
Comunicado: PSP
A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), através do seu Departamento de Armas e Explosivos procedeu hoje à destruição de um total de 2476 armas, sendo 2198 armas de fogo e 278 armas brancas.

As armas destruídas foram previamente declaradas como perdidas a favor do Estado no âmbito de processos crime, contra ordenação ou administrativos, depois de terem sido apreendidas pela PSP, a nível nacional, em especial em crimes violentos com emprego de armas de fogo e demais ilícitos conexos. Integraram ainda o referido lote as armas entregues voluntariamente ao Estado pelos seus detentores ou achadores.
Dado o estado de degradação em que se encontravam e a sua inutilidade para a atividade operacional, formativa, cultural, museológica ou outra, decidiu S.ª Ex.ª o Director Nacional da PSP mandar proceder à sua destruição.
Esta foi a 4.ª destruição de armas em 2014 realizada pela PSP, que tem ocorrido à média de uma ação por mês perfazendo um total de 9943 armas de fogo e 1256 armas brancas, num total nacional de 11199 armas destruídas em 2014. Neste lote,cerca de 600 armas foram recolhidas no Comando Regional da PSP dos Açores, durante o mês de março de 2014 e transportadas em contentores próprios pela Marinha Portuguesa. A PSP aproveita a oportunidade para agradecer a excelente colaboração da Marinha Portuguesa que se assumiu, desde o início do processo, como parte da solução.

