Mais de três mil pessoas são esperadas este fim de semana em Elvas e Badajoz, no âmbito da X Baja TT Dehesa Extremadura Alto Alentejo.
Mais de três mil pessoas são esperadas este fim de semana em Elvas e Badajoz, no âmbito da X Baja TT Dehesa Extremadura Alto Alentejo.
A prova competitiva, a contar para o Campeonato Europeu da FIA. Copa Baja Cross Country, e para o Campeonato Espanhol de Rally Todo-Terreno, em carros, além da Copa do Mundo Baja e do Campeonato Espanhol Raid TT, em motos.
Pedro Pecero, presidente da comissão organizadora da Baja, elogiou esta parceria que permite juntar duas cidades vizinhas numa competição deste género, agradecendo “toda a colaboração do Município de Elvas, numa prova que vai reunir 170 equipas em prova”.
Em Elvas, a partida das motos e dos carros, “na disputa de uma especial, com um percurso de cerca de 100 quilómetros em território português e espanhol, será feita no Aqueduto da Amoreira”.
Juan Parejo, concejal de Deportes no Ayuntamiento de Badajoz, salientou a “importante colaboração, na vertente desportiva e não só, entre os Municípios que constituem a Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior, da qual é exemplo a Meia Maratona Elvas-Badajoz, e mais recentemente o Granfondo EuroBEC”.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, referiu também a importância destas iniciativas “para a EuroBEC, que é um microregião onde a cooperação entre todos é fundamental para cimentar as relações e tornar possível, de uma vez por todas, desmistificar a ideia de fronteiras, que hoje fisicamente já não existem, mas na cabeça de muitos ainda se fazem presentes”.
O autarca sublinhou ainda o esforço feito para dinamizar “esta região, localizada num ponto estratégico, entre as capitais dos dois países, Lisboa e Madrid, desde que em 2012 foi criada a eurocidade”, “acrescentando qie é “necessário mudar as mentalidades nesta área, nomeadamente naqueles que questionam o que tem vindo a ser feito”.
No que respeita ao programa, na sexta-feira, a competição terá início com a etapa de prólogo, nas imediações do rio Guadiana, que passa por Badajoz, a partir das 8h30. Posteriormente, os participantes dirigem-se a Elvas para disputar a primeira especial, que os fará regressar à Base do Bótoa, onde se realizará a segunda.
O dia de sábado, 4 de maio, será o palco das etapas mais longas e complicadas da prova, com duas etapas especiais para os carros entre Alconchel e Zahínos, o primeiro, e Alconchel e Oliva de la Frontera, o segundo, e para as motos entre Albuera e Barcarrota, terminando em Badajoz, com entrega de troféus que terá lugar no pódio colocado no Passeio Fluvial.