Marvão candidata-se às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Views: 83

Marvão candidata-se às 7 Maravilhas Doces de Portugal

O Município candidatou o Pastel de Castanha de Marvão às 7 Maravilhas Doces de Portugal (concurso promovido pela RTP e dedicado ao melhor que se faz na doçaria tradicional portuguesa), com o intuito de promover o concelho e um dos seus produtos endógenos, a castanha.

Para eleger o pastel de castanha que vai representar Marvão nas 7 Maravilhas Doces de Portugal, foi realizado, no dia 18 de março, no Salão Nobre do Município, um concurso concelhio, que contou com a participação de três produtoras certificadas (Luisa Almeida, Deolinda Fernandes e Cristina Andrade).

Na sua votação final, o júri composto por Ana Soeiro (Associação Certifica), Celeste Gaio (Restaurante Dom Manuel) e pelo Chef José Diogo Branco, elegeu o pastel de castanha de Cristina Andrade (Marvão com Gosto) como o representante de Marvão nas 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Numa primeira fase, após a validação das candidaturas submetidas, o Conselho Científico vai selecionar 21 doces de cada distrito ou região autónoma, organizados pelas sete categorias, sendo três de cada categoria, num total nacional que pode atingir os 420 doces.

Posteriormente, vai decorrer uma nova votação para reduzir a lista a sete doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que será revelada no dia 8 de maio.

Estes doces serão votados pelo público em 20 programas emitidos em direto pela RTP e, de cada programa, sairá um pré-finalista que passa às semifinais.

Os 28 pré-finalistas serão depois divididos por sorteio pelas duas semifinais, transmitidas nos dias 24 e 31 de agosto. Em cada semifinal são apurados os sete doces com mais votos contabilizados.

A gala final vai decorrer a 7 de setembro e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados, os portugueses vão eleger sete doces, como 7 Maravilhas de Portugal.

CMM