Poupe na sua fatura com os melhores simuladores energéticos

Views: 176

A boa gestão dos consumos energéticos pode representar uma grande poupança nas faturas de energia da sua casa. Ao seguir alguns conselhos e realizar mudanças nos hábitos energéticos diários, podemos observar como o consumo final diminui consideravelmente, gerando uma significativa poupança na fatura de luz.

Além disso, ao utilizar um simulador de preço de energia também poderá otimizar a eficiência energética da sua casa. Desse modo, pode começar a poupar muito mais rápida e facilmente, sem grandes mudanças no seu quotidiano. Ao fazer uma simulação de preço de energia, pode descobrir o quanto é possível poupar nas diferentes atividades do seu lar. Uma vez que nem todos os clientes têm as mesmas necessidades energéticas, antes de aderir a uma empresa de eletricidade, precisa de conhecer as diferentes opções e tarifas que cada uma oferece.

Com o objetivo de simplificar este processo, os simuladores de poupança de energia estão à disposição dos possíveis clientes como uma ferramenta simples e muito eficaz, através da qual consegue facilmente obter informações relevantes sobre o tarifário da empresa de eletricidade em questão. Dessa forma, antes mesmo de aderir, poderá conhecer em detalhes qual é a que melhor se adapta ao seu lar e com a qual poderá poupar mais.

No entanto, que comparador energético utilizar? Atualmente, podemos encontrar na internet diversos websites que oferecem este serviço de comparador ou simulador de preço de energia, mostrando as tarifas mais competitivas do mercado e os planos energéticos que melhor se adaptam às necessidades de cada consumidor. No entanto, deve ter em atenção quais apresentam informações verdadeiras, uma vez que muitos simuladores mostram resultados incertos ou tarifas que parecem mais económicas, mas que não o são.

Convém consultar apenas plataformas confiáveis, pelo que recomendamos que aceda aos sites dos reguladores de energia, que são fontes oficiais e apresentam dados reais sobre as empresas de eletricidade.

De facto, a ERSE (Entidade Reguladora de Serviços Energéticos) é a entidade referência em Portugal, que regula os setores de eletricidade, gás natural e gás de petróleo liquefeito. A sua missão é proteger os direitos e interesses dos consumidores de energia, sobretudo os que são economicamente vulneráveis, pelo que utilizar o seu simulador de poupança de energia é altamente recomendável.

Além disso, a ERSE fomenta a competitividade e garante o cumprimento das obrigações legais por parte das comercializadoras de energia. Também pode penalizar as entidades sob o seu regulamento, pelo que a análise dos dados obtidos com o seu simulador é um serviço fiável à disposição de todos.

A ADENE (Agência para a Energia), por outro lado, tem como missão desenvolver atividades em benefícios dos consumidores relacionadas ao setor energético e à eficiência energética. Por isso, conta com o Centro de Informação Energética “Cinergia”, o Observatório de Energia e a Plataforma “Poupa Energia”, entre outras iniciativas que integram facilidades e vantagens para os consumidores.

A ADENE também põe à disposição dos cidadãos uma visão completa e integrada do setor energético, com informações de qualidade ao alcance de todos. Dessa forma, pode-se obter informação relevante sobre os mercados livres de eletricidade e gás. Além disso, assegura a transparência e a veracidade das informações oferecidas graças às iniciativas conjuntas com universidades e instituições de investigação.

Ambas as entidades posicionam a Goldenergy como uma das comercializadoras de energia mais competitivas do mercado, graças às suas tarifas flexíveis com preços adaptados aos diferentes tipos de clientes. De facto, recentemente a ERSE analisou as novas ofertas disponíveis no mercado elétrico de Portugal para o consumo doméstico, concluindo que a Goldenergy é a empresa energética mais recomendável para um lar com casal e dois filhos, graças à sua fatura mensal mais baixa: um valor de 81,30€ ao mês, o que equivale a 9% de desconto e uma poupança mensal de 8,40€ na tarifa regulada.

A análise foi realizada dentro de um ciclo horário simples, incluindo serviços adicionais e estabelecendo três diferentes tipos de consumidores.

Lembre-se: antes de contratar um serviço energético, convém realizar um estudo para descobrir qual é a companhia elétrica que melhor se adapta às suas necessidades. Tenha em atenção que é de suma importância realizar esta análise com comparadores e simuladores confiáveis e oficiais, a fim de obter dados verdadeiros.

Realizando um bom estudo comparativo, poderá poupar significativamente na sua fatura de energia todos os meses, o que ao fim do ano fará toda a diferença na sua economia doméstica.