MIA COUTO E DANUTA WOJCIECHOWSKA APRESENTAM NOVO LIVRO INFANTIL EM ÉVORA

Views: 141

MIA COUTO E DANUTA WOJCIECHOWSKA APRESENTAM NOVO LIVRO INFANTIL EM ÉVORA

O escritor Mia Couto, acompanhado da ilustradora Danuta Wojciechowska, apresenta em Évora o seu mais recente livro infantil, “A Água e a Águia”, numa sessão que decorre no Salão Nobre, dos Paços do Concelho, no próximo dia 19 de novembro, pelas 18h00.

De entrada livre, esta apresentação tem o apoio da Câmara Municipal de Évora e insere-se num programa mais vasto que os dois autores protagonizam na cidade, na referida data. Na Escola Gabriel Pereira, o escritor e a ilustradora realizam oficinas e protagonizam conversas, destinadas a professores, entre outros temas, sobre o que é escrever e ilustrar livros para crianças.

Neste novo livro, Mia Couto escreve um conto sobre as grandes águias da Terra e a sua relação com a água dos rios. Adicionando, assim, mais uma obra às que já antes publicou para crianças, como “A Chuva Pasmada” ou “O Outro Pé da Sereia”.

Natural de Moçambique, onde nasceu, na cidade da Beira, no ano 1955, este galardoado autor foi também jornalista e professor, assumindo-se atualmente como biólogo e escritor. O seu trabalho está traduzido em várias línguas e entre as distinções que recebeu pela sua escrita podem salientar-se o Prémio Vergílio Ferreira, em 1999; o Prémio União Latina de Literaturas Românicas e o Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, este atribuído ao seu romance “O Outro Pé da Sereia”, ambos em 2007; o Prémio Camões e o Prémio Neustadt, considerado como o Nobel Americano da Literatura, os dois no ano de 2013.

Através de obras como “Jesusalém”, “O Último Voo do Flamingo”, “Vozes Anoitecidas”, “Estórias Abensonhadas”, “Terra Sonâmbula”, “A Varanda do Frangipani” ou “A Confissão da Leoa”, Mia Couto é um dos mais conceituados escritores de língua portuguesa da atualidade.

Por sua vez, a ilustradora do livro “A Água e a Águia”, Danuta Wojciechowska, dedica-se à ilustração infantil, ao design gráfico e à cenografia. Nasceu no Canadá, em 1960, viveu e estudou na Suíça e em Inglaterra, mas escolheu Portugal para se fixar. Reside e trabalha em Lisboa desde 1984. Entre outros prémios, foi distinguida com o Prémio Nacional de Ilustração, em 2003, e já ilustrou outras obras de Mia Couto e de Ondjaki, José Eduardo Agualusa, Álvaro Magalhães, Alice Vieira, Lídia Jorge e Luísa Ducla Soares.

 

CMÉ