MONFORTE: DUPLA HOMENAGEM A FRANCISCO MOURA

Views: 108

DUPLA HOMENAGEM A FRANCISCO MOURA
A Associação de Criadores de Bovinos da Raça Alentejana (ACBRA) homenageou, na sua sede, em Assumar (uma das quatro Freguesias do Concelho de Monforte), Francisco José Romão de Moura, seu fundador e Presidente da sua Direção durante anos e, seguidamente, em Portalegre, também a Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP) lhe prestou idêntica homenagem recordando-o como primeiro Presidente e fundador dessa Associação e vincando o papel que Francisco Moura teve na defesa da agricultura nesta região, a sua garra associativista e a marca que deixou.
As respetivas cerimónias realizaram-se no passado dia 6 e contaram com as presenças do Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, e do Presidente do Município de Monforte, Gonçalo Lagem.
Em declarações, o edil de Monforte, afirmou que “embora tenha nascido no Alcaide, Freguesia da Urra, Concelho de Portalegre, Francisco Moura foi um Assumarense e um Monfortense de coração.
Homem de atitude, transparecia calma, ponderação e humildade. Amigo do seu amigo, conseguia sempre unir, juntar e acrescentar valor em tudo a que se propunha. Homem do campo, da caça, da agricultura, deixou sempre a sua marca em todos os que tinham o privilégio de privar consigo. Foi o primeiro Presidente da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre e o fundador da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Alentejana, duas Associações com um trabalho notável ao serviço dos agricultores e de um Património genético nacional. Duas Associações absolutamente indispensáveis nos dias que correm. Portanto, Francisco Moura foi um Homem que viveu à frente do seu tempo, antecipando o futuro.
O Município teve a felicidade de, em 2016, entregar nas suas mãos a distinção que concedeu à ACBRA com a medalha de Mérito Municipal Grau Ouro, valorizando acima de tudo a sua ação.
Preservar a memória coletiva e imortalizar este grande Homem foi o que a ACBRA e a AADP fizeram com a presença do Ministro da Agricultura, da sua família e de muitos notáveis amigos