Montemor-o-Novo: Monte Selvagem com novo habitante

Views: 621
Macaco do Japão

O Monte Selvagem, reserva animal de Montemor-o-Novo, tem um novo habitante.

Trata-se da mais recente cria de um casal de Macacos do Japão, que nasceu este mês e foi baptizada de Beringela, pois a sua tratadora, quando a viu nos braços da mãe, pensou tratar-se de uma beringela que esta carregava e só depois se apercebeu que se tratava mesmo de um novo ser!

Os Macacos do Japão (Macaca fuscata) são originalmente oriundos do Japão, habitando florestas nas regiões altas e montanhosas. Contudo, os Macacos do Japão do Monte Selvagem, bem como todos os outros animais do parque, não vieram do seu habitat natural. Foram sim alojados num habitat alternativo no parque, por serem populações excedentes de outros parques zoológicos europeus e aqui encontraram condições de bem-estar. No habitat natural, os macacos do Japão podem viver cerca de 30 anos, mas em parques como o Monte Selvagem chegam a viver até aos 40 anos, visto serem objecto de maiores cuidados de saúde animal e também por aí não competirem com outros da sua espécie, nem com os predadores naturais.

Grande parte da sua dieta é constituída por frutos, rebentos, raízes, folhas, flores e casca de árvores. Ocasionalmente, ingerem insectos e pequenos vertebrados. São geralmente gregários, vivendo no habitat natural em bandos de 20 a 30 indivíduos, liderados pelo “macho alfa”, mas podem formar-se grupos com mais de 100 membros. No Monte Selvagem já existiam 2 fêmeas adultas e 1 macho, grupo que agora aumentou, após um período de gestação de 165-180 dias de uma das fêmeas, com mais um espécime que ainda não se sabe se é fêmea ou macho!

“O” ou “a” Beringela está bem de saúde e passeia-se alegre e contente, sempre ao colo da sua mãe e pode ser observado numa visita ao parque!

O Monte Selvagem é um projecto privado e fruto do sonho de uma família, construído e gerido sob princípios de coerência ambiental e de sustentabilidade. Um espaço de respeito pelo ambiente e de protecção da vida animal, onde, quem o visita, encontra formas de lazer e entretenimento diferentes das habituais, ao mesmo tempo que toma consciência da necessidade de proteger a vida selvagem.

Aberto desde Maio de 2004, o Monte Selvagem estende-se por 20 hectares onde vivem mais de 400 animais de 75 espécies. Sedeado em Montemor-o-Novo, freguesia do Lavre, o parque é um dos destinos turísticos mais procurados na região.

Curiosidades:

  • As fêmeas de Macaco do Japão tendem a evitar acasalar com machos com os quais o tenham feito nos últimos 4-5 anos!
  • Há indivíduos que conseguem fazer pequenas bolas de neve, utilizando o polegar oponível, e fazê-las rolar no chão, tornando-as maiores!
Comments: 0