Monte Selvagem confirma-se como a maior maternidade do Alentejo

O Parque Monte Selvagem, em Montemor-o-Novo, regista este Verão um número inusitado de nascimentos, cerca de 20 só entre Junho e Agosto, confirmando-se como a maior maternidade animal do Alentejo.
Uma zebra, quatro avestruzes, dois iaques, um macaco do Japão, um saguim comum, vários pavões, patos e cisnes são as mais recentes personagens do parque, para gáudio dos mais novos que podem ver inúmeros animais bebés.
Desde Janeiro do corrente, o Monte Selvagem regista mais de 65 nascimentos!
Com o único trampolim gigante familiar de Portugal, uma aventura no parque inclui subir às casas nas árvores, deslizar nos escorregas e perder-se nos baloiços, explorando de tractor os 20 hectares da reserva ou ainda participando nos ateliês selvagens.
Como instituição de conservação de espécies e como colaboradora nas políticas de conservação de espaços naturais, o parque chama a atenção o desaparecimento de espécies, para a fragmentação e o desaparecimento dos habitats e ajuda a definir uma consciência global da importância da biodiversidade para a vida no planeta.
A construção do Monte Selvagem é feita através de algumas soluções inovadoras, sendo o parque um exemplo a seguir na redução do consumo de matérias-primas novas. Utiliza todo um conjunto de materiais reutilizáveis, tais como bidões de plástico, garrafas, mobílias e portas usadas, resíduos florestais da herdade onde se insere e restos de madeiras usadas, na concepção dos habitats dos animais e de estruturas de apoio aos visitantes. Os caixotes do lixo, as mesas e os bancos, a sinalética e algum equipamento lúdico/pedagógico são alguns dos resultados originais da reutilização de materiais usados.
Sedeado em Montemor-o-Novo, freguesia do Lavre, é um dos mais característicos espaços nacionais de alojamento e protecção da Natureza e da vida animal, albergando actualmente, em 20 ha, mais de 400 animais de 75 espécies.

