Mora/Fluviário:Prémio Jovem Investigação 2010

O Fluviário de Mora, através do seu Núcleo de Investigação (NIFM), encontra-se em período de aceitação de artigos científicos para o galardão Prémio Jovem Investigação 2010, com início em Setembro e a decorrer até 31 de Dezembro de 2010.
Anunciado pelo Fluviário de Mora no seu 3ºAniversário, a 21 de Março de 2010, esta iniciativa única no país, visa distinguir, com um prémio no valor de 500 euros, um aluno de Doutoramento, Mestrado ou Licenciatura que, em 2010, tenha publicado, como primeiro autor, um artigo relacionado com a conservação e biodiversidade dos recursos aquáticos continentais (Estuários e Rios). Desta forma, procura-se valorizar e dar destaque à investigação científica que é feita em Portugal por jovens investigadores na temática da ecologia dos sistemas de água doce e salobra em território nacional.
O vencedor do concurso, além do prémio monetário e do reconhecimento científico do seu trabalho, poderá ainda gozar a oportunidade de desenvolver um estágio não remunerado por um período máximo de três meses sob a supervisão do Núcleo de Investigação do Fluviário de Mora.
Até ao momento, registam-se já cerca de uma dezena de candidaturas válidas, número que é muito valorizado pela Comissão organizadora, quando sobra quase um mês ainda para a submissão dos artigos ao Prémio.
As candidaturas deverão ser submetidas até ao dia 31 de Dezembro e poderão ser feitas pelos professores orientadores, co-autores dos artigos ou pelos próprios alunos. Cada candidato só poderá submeter um artigo a concurso.
As candidaturas deverão ser dirigidas ao NIFM através do seguinte e-mail: fluviariomora@mail.telepac.pt.
A selecção do artigo vencedor será feita por um painel de avaliadores escolhido pelo Director e restantes membros da Comissão Científica do NIFM, com base na contribuição para a conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais, originalidade e qualidade científica.
Com mais de 500 peixes de 55 espécies diferentes de todo o mundo em habitats naturais, aquáticos e terrestres, num percurso entre a nascente e a foz de um rio, o Fluviário de Mora já recebeu, desde Março 2007 mais de 490 mil visitantes.
Informações adicionais: Nuno Paisana – 91 572 77 74

