Município de Arronches distinguiu alunos de excelência

Views: 124

Cerimónia decorreu na tarde desta sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Arronches.

A Câmara Municipal de Arronches entregou nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, os Prémios de Mérito a alunos do ensino básico, secundário e superior relativos ao ano letivo 2018/19, sendo que a demora nesta atribuição se justifica com a pandemia que continua a condicionar o dia-a-dia do país e do mundo, mas principalmente com a alteração de alguns artigos no regulamento, que agora tem em conta o Quadro de Mérito do Agrupamento de Escolas e diferencia ensino superior universitário e ensino superior politécnico, entre outras.

Mais uma vez no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o executivo municipal, ali representado pela presidente Fermelinda Carvalho, pelo vice-presidente João Crespo e pelos vereadores Paulo Furtado e Nelson Velez, acompanhado pela diretora do Agrupamento de Escolas de Arronches, Ana Maria Reis, recebeu os alunos premiados, que, em alguns casos, foram acompanhados pelos orgulhosos encarregados de educação.

Antes da entrega dos referidos prémios, a edil de Arronches, dirigiu algumas palavras aos presentes. Fermelinda Carvalho começou por realçar que a autarquia investiu e continuará a investir numa área tão importante como a educação, elogiando por exemplo as condições do estabelecimento de ensino de que dispõe o Agrupamento de Escolas local.

A presidente do Município disse ainda que é importante que os jovens estudantes sejam exigentes consigo mesmos e que queiram sempre mais, porque a formação é fundamental para o seu futuro, abrindo muitas portas a nível profissional. Finalizando a sua intervenção, a autarca congratulou os premiados, afirmando ainda que a entrega destes prémios deve ser mais um incentivo para todos os alunos arronchenses.

Por sua vez, Ana Maria Reis parabenizou os alunos premiados, sublinhando a importância que receber um prémio de mérito tem no seu percurso escolar, porque é o reconhecimento do trabalho e do esforço feito ao longo de um ano letivo. A professora destacou também o papel dos encarregados de educação no desempenho dos alunos pelos muitos sacríficos feitos para dar as melhores condições aos seus educandos. Na opinião da diretora do Agrupamento de Escolas, é também muito importante saber conciliar o estudo com a vida pessoal e, dessa forma, ser um bom aluno e bom cidadão.

No ano letivo a que os prémios atribuídos se referem, o de 2018/19, foram distinguidos: do primeiro ciclo, Margarida Casaca; do segundo ciclo, Miguel Liu; do terceiro ciclo, foram distinguidos ex-aequo João Serrano, Leonor Caldeira e Mariana Curvelo; do ensino secundário, Tiago Tavares; do ensino superior politécnico, Beatriz Trindade e do ensino superior universitário, Márcia Aranha.