Município de Arronches esteve em Foz Côa para divulgar arte pré-histórica

Views: 89

I Encontro Nacional de Arte Pré-Histórica teve encontro no Museu do Côa e contou com a presença do Município de Arronches.

O Museu do Côa, localizado precisamente em Vila Nova de Foz Côa, recebeu ao longo do dia 9 de outubro, o I Encontro Nacional de Arte Pré-Histórica, no qual participou o Município de Arronches, representado pelo seu vice-presidente João Crespo e pelo técnico Tiago Pereira.

Esta iniciativa, organizada pela Fundação Côa Parque, assinalou pela primeira vez o Dia Europeu da Arte Rupestre e dividiu as apresentações por região, cabendo a Arronches divulgar o seu património ao início da tarde, num painel que tratava ainda da arte pré-histórica de Reguengos de Monsaraz, Alandroal e Montemor-o-Novo, moderado por João Pedro Cunha Ribeiro, professor na Universidade de Lisboa.

O certame serviu ainda para dar continuidade ao processo de constituição da Rede Nacional de Arte Pré-Histórica, da qual faz parte a Câmara Municipal de Arronches, juntamente com outras entidades, naquilo que pretende ser uma valorização do património histórico existente pelo país, aumentando a sua divulgação.

No final do evento, teve ainda lugar no mesmo espaço, a inauguração da exposição “Crossing Europe With Rock Art”, promovida no âmbito do Itinerário Cultural do Conselho da Europa, PRAT – Prehistoric Rock Art Trails e que tem em exibição um pouco da arte rupestre do Gobustan National Historical-Artistic Preserve.