“Museu Agrícola e Etnográfico de Vila Viçosa reúne peças ligadas à actividade agrícola

Views: 990

“Museu Agrícola e Etnográfico de Vila Viçosa reúne peças ligadas à actividade agrícola que fui guardando durante toda a minha vida” aponta Eduardo Araújo, director-técnico deste espaço

O Museu Agrícola e Etnográfico foi inaugurado no passado dia 11 de Janeiro de 2015, na antiga Estação da CP, em Vila Viçosa. O museu camarário reúne centenas de objectos agrícolas pertencentes, na sua maioria, a Eduardo Araújo, director técnico deste espaço museológico e pretende dar a conhecer a todos os visitantes a realidade rural.

O director técnico do museu explicou à nossa estação emissora como surgiu a ideia de criar este espaço museológico: “o anterior presidente da câmara municipal de Vila Viçosa, Luís Roma, mostrou interesse em ter, em Vila Viçosa, um museu agrícola, e eu aproveitei a oportunidade, apresentei todas as minhas peças, e estabelecemos um protocolo com o município calipolense, mas, foi com o actual presidente da câmara que o museu se tornou uma realidade. Quase toda a vida estive ligado às actividades de campo e praticamente todo o espolio é meu, são peças que fui guardando durante toda a minha vida, ouras comprei e tenho outras que me foram oferecidas”.

Eduardo Araújo adiantou ainda à Rádio Borba que:” era um espaço que já fazia falta em Vila Viçosa, o museu alberga várias peças ligadas à actividade agrícola, neste espaço encontramos peças de várias épocas e de várias idades e algumas delas são muito curiosas. Os visitantes deste museu podem conhecer as diversas salas temáticas do mesmo: cereais, vinha e vinho, motores, cozinha alentejana, bordados, a sala dedicada à meteorologia e por último, uma sala dedicada ao cavalo”.

O espaço museológico calipolense pretende ainda homenagear todos aqueles que com a sua criatividade, esforço e dedicação construíram a paisagem rural e desenvolveram as potencialidades das várias regiões.

O museu apresenta ainda um valioso acervo do património rural distribuído por sete salas e uma zona exterior, dispondo ainda de um auditório onde se localiza uma pequena biblioteca e uma sala para exposições temporárias.

O espaço pode ser visitado, de terça a domingo, das 09 às 12.30 horas e das 14 às 17.30 horas, no horário de Inverno, e de terça a domingo, das 09.30 às 13 horas e das 14.30 às 18 horas, no horário de Verão e encerra às segundas-feiras e feriados.

SC