Museu do Artesanato e do Design de Évora abre hoje ao público
O Museu do Artesanato e do Design de Évora (MADE) – antigo Museu de Artesanato de Évora – abre hoje ao público, após um período de encerramento temporário aproveitado para a renovação e valorização do seu programa museológico.
Após a intervenção, da responsabilidade da Turismo do Alentejo, ERT e da Câmara Municipal de Évora, o Museu – localizado no centro histórico da cidade – conta agora com novas áreas de investigação, biblioteca e reservas, na óptica da sua futura inclusão na Rede Portuguesa de Museus
O MADE alberga a colecção do antigo Museu do Artesanato/Centro de Artes Tradicionais e vai continuar a promover a memória dos ofícios tradicionais do Alentejo, inserindo a produção artesanal no contexto do design, explorando assim novas conotações sociais e antropológicas.
O novo espaço cultural da região apostará ainda numa maior rotatividade dos programas expositivos que, com a incorporação da valiosa e prestigiada colecção de design e de artesanato do coleccionador Paulo Parra, ganhará seguramente uma nova dinâmica.
Pretende-se, assim, que o renovado espaço museológico, contribua para alavancar a promoção da cidade de Évora e do Alentejo e que se afirme como um importante produto de atracção turística.
“Formas Úteis no Artesanato Alentejano”, “25 Mestres do Design Internacional” e “Cadeiras de Design Nacional” são as três exposições que assinalam a reabertura do Museu, cuja inauguração oficial se realizará em Dezembro, com visitas específicas para o trade, operadores turísticos e agentes culturais.

