NOVOS COLÓQUIOS DOS SIMPLES – RELEITURAS

Views: 247

NOVOS COLÓQUIOS DOS SIMPLES – RELEITURAS – evocação dos 450 anos da morte de Garcia de Orta (1568-2018).

Os Novos Colóquios dos Simples terão lugar nos próximos dias 24 e 25 de Maio no Anfiteatro I do Colégio Verney da Universidade de Évora e em Castelo de Vide. Trata-se de uma organização partilhada entre a Universidade de Évora, a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e o Grupo de Amigos de Castelo de Vide, no âmbito do Projeto “Entre Diálogos”,  resultante do Orçamento Participativo de Portugal (OPP Cultura 2017).

“O que hoje não sabemos, amanhã saberemos” é o lema dos “Colóquios dos Simples e Drogas da Índia”, um tratado quinhentista que, pela grandeza intelectual do seu autor, foi um dos percursores da moderna ciência europeia.

Botânicos, historiadores, filósofos e biólogos estarão “entre diálogos” neste ciclo de conferências, para um conjunto de releituras desta obra.

 

No âmbito dos Novos Colóquios será ainda apresentada a reedição fac-similada da obra “Colóquios dos Simples e Drogas da Índia (…)” com introdução e notas do professor João Alves Dias, ação igualmente resultante do referido projeto OPP 2017, cuja concepção/produção esteve a cargo da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).

 Para aceder ao Programa e Inscrição clique em https://www.uevora.pt/media_informacoes/agenda/(item)/27260