Nuno Mocinha assinou protocolo no âmbito da Saúde Oral para todos

Views: 129

No âmbito do  projecto designado “Saúde Oral para Todos”, a Câmara Municipal de Elvas, e mais 64 autarquias, assinou esta terça-feira, dia 18, um protocolo de Saúde Oral, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Estes protocolos vão permitir, no Serviço Nacional de Saúde, pelo menos um consultório com médico dentista, em todos os municípios de Portugal continental até ao final do primeiro semestre de 2020.

O objetivo é aumentar o número de consultórios públicos e de consultas de saúde oral para uma cobertura de 100 por cento, permitindo assim cuidados de saúde oral, em especial junto da população mais carenciada.

Assim sendo, para saber se tem ou não acesso a médico dentista nos centros de saúde, os cidadãos podem ligar para a linha SNS 24 ou consultar o Portal do SNS na página da Saúde Oral.

No entanto, o acesso fica garantido apenas a pessoas com problemas mais graves e com maiores carências económicas e não contempla a aquisição de próteses e implantes dentários, que representam a maior fatia da despesa com a saúde oral. 

O Programa Nacional para a Promoção da Saúde Oral vai agora ser revisto pela Direcção-Geral da Saúde e apresentado para discussão pública no prazo de 30 dias e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde terão que adaptar e desenvolver o Sistema de Informação para a Saúde Oral (SISO) e elaborar o “boletim de saúde oral” que ficará disponível na plataforma de dados da saúde até 31 de Dezembro próximo, refere ainda o despacho.

CME