O RC Elvas 2ª eliminatória da taça de Portugal “Placard”.

Views: 79

Comunicado: RC Elvas

Seniores

Taça de Portugal “Placard”

RC Elvas – 13  RC Santarem – 17

A jogar contra uma equipa da 1ª divisão, o RCE entrou muito forte no jogo, defendia bem e sempre que tinha bola lançava rapidamente as linhas atrasadas.

Não foi então surpresa a equipa adiantar-se no marcador, através de uma boa jogada da linha avançada, o RCE obteve um ensaio e com a respetiva conversão colocou o marcador em 7-0.

O Santarém reagiu e conseguiu empatar o jogo a 7, também com um ensaio transformado.

No entanto a 1ª parte foi de domínio elvense, e a equipa jogava desinibida no ataque e agressiva na defesa, pondo a equipa forasteira em grandes dificuldades, e não fosse algumas decisões “infelizes” do árbitro poderia a equipa nesta fase ter obtido uma vantagem mais confortável para encarar a 2ª parte.

Primeiro, numa rápida saída do nº 8 elvense que furando a linha defensiva, desequilibrou a equipa adversária fazendo uma assistência que seria finalizada pelo formação elvense num ensaio de belo efeito, no entanto inexplicavelmente sem o bandeirinha ter dado qualquer indicação, o árbitro anulou o ensaio alegando que o jogador elvense pisou a linha lateral, posteriormente numa rápida jogada o ponta elvense chutou a bola e já dentro da área de 22m foi obstruído, sendo impedido de chegar à bola com a linha de ensaio ali tão perto. O árbitro marcou a respectiva falta no entanto faltou no mínimo a sanção disciplinar para o jogador infractor.

Mesmo com estas contrariedades a equipa elvense continuou a dominar e antes do intervalo, beneficiou duma penalidade e fixou o marcador ao intervalo em 10-7.

A 2ª parte o cariz do jogo mudou e os primeiros 20m foram de domínio da equipa que milita na 1ª divisão e através de 2 ensaios deram a volta ao marcador.

Neste período o Santarém era superior, e quando se pensava que devido às diferenças competitivas entre as 2 equipas, o Santarém iria dominar até final, o RC Elvas reagiu e foi para “cima” do seu adversário, jogando os últimos 20m praticamente dentro da linha de 22m adversária. No entanto nesta fase já faltava algum discernimento para fazer as melhores opções.

Até final domínio por completo do RCE, estando o adversário a apenas 4 pontos, um ensaio seria suficiente para dar a volta ao jogo, no entanto o Santarém conseguiu defender a vantagem até final.

Excelente jogo de taça de Portugal, entre equipas de divisões diferentes, mas que dentro de campo não se notaram diferenças.

A equipa sub 14 deslocou-se também no sábado às Caldas da Rainha onde participou em mais uma jornada do torneio de inverno.

O RCE disputou 4 jogos tendo vencido o Loulé e o V. de Setúbal e perdido outros dois com os colégios de S. João da Talha e Pedro Arrupe.

 

O RCE