O troço da linha de alta velocidade entre Plasência e Badajoz, da ligação Madrid-Extremadura, foi inaugurado esta segunda-feira

Views: 134
O troço da linha de alta velocidade entre Plasência e Badajoz, da ligação Madrid-Extremadura, foi inaugurado ao final da tarde desta segunda-feira, dia 18, com a presença do Rei de Espanha, Felipe VI.
O vereador Hermenegildo Rodrigues, em representação da Câmara Municipal de Elvas, marcou presença no ato inaugural, na estação de comboios de Badajoz.
A comitiva era composta pelo presidente do Governo de Espanha, Pedro Sanchez, pela ministra dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, Raquel Jiménez, o presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Vara, entre autarcas e entidades da região.
O presidente do Governo anunciou que este é o primeiro passo para ter “uma linha ferroviária com perspetiva de futuro, nomeadamente mista, que não seja só para mercadorias, mas também para passageiros”. Afirmou ainda que “Sines é um grande polo logístico. Portugal e Espanha são sócios, aliados, e queremos que o comboio sirva para o desenvolvimento dos dois países e traga consigo novas oportunidades”. Acrescentando que é “um caminho que não tem retrocesso”.
Guillermo Vara, salientou que este é agora um troço que permite “mais qualidade na viagem, menos tempo, e que é uma mudança que se inicia amanhã para os estremenhos”. Acrescentando ser uma mais valia, “para a saída de mercadorias para todos os portos na Península Ibérica”.
A ministra raquel Jiménez salientou a “redução do tempo de viagem. A alta velocidade na Extremadura é um passo mais para dar resposta às necessidades das populações”.
O novo troço conta com 150 quilómetros de nova linha e também novos comboios, tendo os convidados tido a possibilidade de fazer a viagem Cáceres – Badajoz na nova linha.