Obras nas extensões de saúde do concelho de Reguengos de Monsaraz avançam nos próximos meses

A construção das extensões de saúde de S. Marcos do Campo e de Santo António do Baldio, a requalificação e ampliação da Extensão de Saúde de Campinho e a requalificação da Extensão de Saúde de Monsaraz vão avançar nos próximos meses. Com estas obras pretende-se prestar melhores cuidados de saúde à população, evitando-se que os munícipes tenham de se deslocar ao Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz, exceto quando for realmente necessário.
A requalificação e ampliação do posto médico de Campinho é uma obra da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e da Junta de Freguesia de Campinho, em colaboração com a Associação Gente Nova de Campinho. Com estes trabalhos, o edifício vai ficar com novas salas de tratamentos, de voluntariado, de arrumos e para resíduos, assim como um Balcão Social que será uma extensão da junta de freguesia para aumentar a qualidade do serviço no apoio à população. Estas obras vão também requalificar o consultório médico, o gabinete de enfermagem, o gabinete de planeamento familiar, a sala de espera e a área administrativa.
No que diz respeito às extensões de saúde de S. Marcos do Campo, Santo António do Baldio e Monsaraz, o Município de Reguengos de Monsaraz apresentou uma candidatura aos fundos comunitários através do Eixo 8 – Valorização do Espaço Regional – Regulamento Específico Saúde, do INALENTEJO, tendo sido aprovada no final do ano passado. A candidatura, no valor de 450 mil euros, será financiada a 80 por cento e engloba as obras de construção civil, os projetos técnicos, compra de equipamento administrativo, técnico e informático, mas também a aquisição do terreno para a unidade de saúde de S. Marcos do Campo.
A construção da Extensão de Saúde de Santo António do Baldio procura essencialmente a conjugação de um programa base com uma arquitetura contemporânea e minimalista. Dessa fusão, resulta um espaço funcional e pragmático que terá gabinete médico, sala de enfermagem, sala de tratamentos, sala de espera, secretaria, entre outras instalações. Será ainda construído um pátio e estacionamento para ambulâncias.
Em S. Marcos do Campo, a extensão de saúde terá gabinete médico, gabinete de enfermagem, sala de tratamentos, sala de espera, área técnica, receção, arquivo e vestiários. Haverá igualmente uma área para paragem de ambulâncias.
Quanto à requalificação e beneficiação do posto médico de Monsaraz, pretende-se realizar uma pequena intervenção, essencialmente ao nível da funcionalidade do espaço, de forma a criar melhores condições de acessibilidade a indivíduos com mobilidade condicionada. Nesse sentido, prevê-se a construção de duas instalações sanitárias contíguas à nova sala de espera, a reformulação da zona administrativa e área de arrumos, a criação de uma rampa de acesso à sala de consultório e enfermaria e a substituição de toda a rede de abastecimento de água e de saneamento.

